Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorOliveira, Zuclei Soares de
dc.date.accessioned2018-05-04T15:22:05Z
dc.date.available2018-05-04T15:22:05Z
dc.date.issued2012-12-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13108
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research is directed to the relationship between management and democratic participation of the school community, based on the precepts education proposed in the Federal Constitution of 1988, as well as in Law Guidelines for National Education (LDBN 9.394 / 96), on democratization education. In this sense, the objective was to conduct a study on the democratization of school management, based on the participation and commitment of faculty, staff, students and parent: understanding the benefits and lines of action for the construction and development of democratic practice in school Basic; know and understand how the democratic management occurs in public school, based on the sharing of decisions and actions by the political-pedagogical school community. To meet these goals, we chose to develop a case study with a qualitative approach, which was applied questionnaire with open questions to members of a State Primary School Redeemer / RS. Looking at the reality of the school researched and analyzing the contributions of those surveyed, regarding the propositions of this research, it was found that both staff policy as the school community need to better understand the precepts of educational management, in particular those related will democratization of basic school . Advocates the importance of the school community, in general, undertake and be cognizant of the principles and mechanisms of democratic management. Therefore, it is up to the management team assume participatory-democratic role and therefore joint administrative and pedagogical practices of the school community who are anchored in the collective and participatory work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectCommunity schooleng
dc.titleA participação da comunidade na consolidação da gestão escolar democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa está voltado às relações entre gestão democrática e a participação da comunidade escolar, tendo como base os preceitos educacionais propostos na Constituição Federal de 1988, assim como na Lei Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBN 9,394/96), sobre a democratização da educação. Nesse sentido, objetivou-se realizar um estudo sobre a democratização da gestão escolar, tendo por base a participação e o comprometimento dos professores, funcionários, alunos e pai: compreender os subsídios e linhas de ação relativas à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático na escola básica; conhecer e compreender como ocorre a gestão democrática na escola pública, tendo por base o compartilhamento de decisões e ações político-pedagógico pela comunidade escolar. Para atingir tais finalidades, optou-se por desenvolver estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foi aplicado questionário com perguntas abertas a integrantes de uma Escola Básica Estadual de Redentora/RS. Observando a realidade da escola pesquisada e analisando as contribuições dos pesquisados, no que tange as proposições desta pesquisa, verificou-se que tanto Equipe diretiva como a comunidade escolar precisam compreender melhor os preceitos de gestão educacional, em especial os relacionados á democratização da escola básica. Defende-se a importância de a comunidade escolar, de maneira geral, comprometer-se e ser conhecedora dos princípios e mecanismos de gestão democrática. Assim sendo, cabe à equipe diretiva assumir papel democrático-participativo e, portanto, de articulação de práticas administrativo-pedagógicas com a comunidade escolar que estejam ancoradas no trabalho participativo e coletivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto