dc.contributor.advisor | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator | Oliveira, Zuclei Soares de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T15:22:05Z | |
dc.date.available | 2018-05-04T15:22:05Z | |
dc.date.issued | 2012-12-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13108 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research is directed to the relationship between management and democratic
participation of the school community, based on the precepts education proposed in the Federal
Constitution of 1988, as well as in Law Guidelines for National Education (LDBN 9.394 / 96), on
democratization education. In this sense, the objective was to conduct a study on the
democratization of school management, based on the participation and commitment of faculty,
staff, students and parent: understanding the benefits and lines of action for the construction and
development of democratic practice in school Basic; know and understand how the democratic
management occurs in public school, based on the sharing of decisions and actions by the
political-pedagogical school community. To meet these goals, we chose to develop a case study
with a qualitative approach, which was applied questionnaire with open questions to members of
a State Primary School Redeemer / RS. Looking at the reality of the school researched and
analyzing the contributions of those surveyed, regarding the propositions of this research, it was
found that both staff policy as the school community need to better understand the precepts of
educational management, in particular those related will democratization of basic school .
Advocates the importance of the school community, in general, undertake and be cognizant of the
principles and mechanisms of democratic management. Therefore, it is up to the management
team assume participatory-democratic role and therefore joint administrative and pedagogical
practices of the school community who are anchored in the collective and participatory work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Community school | eng |
dc.title | A participação da comunidade na consolidação da gestão escolar democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa está voltado às relações entre gestão democrática e a
participação da comunidade escolar, tendo como base os preceitos educacionais propostos na
Constituição Federal de 1988, assim como na Lei Diretrizes de Bases da Educação Nacional
(LDBN 9,394/96), sobre a democratização da educação. Nesse sentido, objetivou-se realizar um
estudo sobre a democratização da gestão escolar, tendo por base a participação e o
comprometimento dos professores, funcionários, alunos e pai: compreender os subsídios e linhas
de ação relativas à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático na escola básica;
conhecer e compreender como ocorre a gestão democrática na escola pública, tendo por base o
compartilhamento de decisões e ações político-pedagógico pela comunidade escolar. Para atingir
tais finalidades, optou-se por desenvolver estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foi
aplicado questionário com perguntas abertas a integrantes de uma Escola Básica Estadual de
Redentora/RS. Observando a realidade da escola pesquisada e analisando as contribuições dos
pesquisados, no que tange as proposições desta pesquisa, verificou-se que tanto Equipe diretiva
como a comunidade escolar precisam compreender melhor os preceitos de gestão educacional,
em especial os relacionados á democratização da escola básica. Defende-se a importância de a
comunidade escolar, de maneira geral, comprometer-se e ser conhecedora dos princípios e
mecanismos de gestão democrática. Assim sendo, cabe à equipe diretiva assumir papel
democrático-participativo e, portanto, de articulação de práticas administrativo-pedagógicas com
a comunidade escolar que estejam ancoradas no trabalho participativo e coletivo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |