Gestão escolar – as ações de liderança e democracia no contexto de uma escola pública municipal
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-17Autor
Oliveira, Antonia Maciel da Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer a Gestão Escolar dentro do contexto de uma escola pública municipal do município de Fortaleza, Ceará, tomando como referência as ações de liderança e de democracia. Primeiro contextualizamos a Gestão Escolar e os problemas educacionais a ela relacionados, mostrando que o tema constitui uma dimensão relevante da área educacional e que requer um gestor sensível e preparado. Desenvolvemos a temática utilizando como metodologia a pesquisa exploratória qualitativa, baseada na observação direta e análise de questionários, e também recorremos à pesquisa bibliográfica. Para dar mais embasamento teórico à pesquisa, nos fundamentamos em autores da área da educação, como Alonso (1976), Campos (2009), Frigoto (1997), Gadotti (1997), Hora (1994), Lück (2000, 2001 e 2002), Lyndaker (1996) entre outros. Também utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9394/96) e Constituição Federal de 1988. Com base na análise dos questionários chegamos à conclusão que a Gestão Escolar teorizada está longe da que observamos no contexto da escola pública municipal. No contexto pesquisado há várias deficiências de gestão, em função dos gestores demonstrarem falta de compromisso e total despreparo com as questões administrativas e pedagógicas quando deveriam atuar como liderança na avaliação dos projetos pedagógicos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: