dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Oliveira, Antonia Maciel da Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T13:39:11Z | |
dc.date.available | 2018-05-07T13:39:11Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13113 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present research aims to know the school management within the context of a public school in Fortaleza, Ceará, with reference to the actions of leadership and democracy. First contextualize the Management School and educational problems related to it, showing that the subject is a relevant dimension of education, which requires a sensitive and prepared manager. We develop the theme using the methodology of qualitative exploratory research, based on direct observation and analysis of questionnaires, and also relied on the literature search. To give more theoretical research, we have considered authors in the field of education, as Alonso (1976), Campos (2009), Frigoto (1997), Gadotti (1997), Time (1994), Lück (2000, 2001 and 2002 ) Lyndaker (1996) among others. We also use the Law of Directives and Bases of Education (No. 9394/96) and the 1988 Federal Constitution. Based on the analysis of the questionnaires we conclude that the School Administration theorized is far from what we observe in the context of public school. In the context studied for several management weaknesses, depending on the managers to demonstrate lack of commitment and total lack of preparation with the administrative and pedagogical issues when they should act as lead in the evaluation of educational projects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | School administration | eng |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | Gestão escolar – as ações de liderança e democracia no contexto de uma escola pública municipal | por |
dc.title.alternative | School management – leadership and democracy actions in the context of a municipal school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer a Gestão Escolar dentro do contexto de uma escola pública municipal do município de Fortaleza, Ceará, tomando como referência as ações de liderança e de democracia. Primeiro contextualizamos a Gestão Escolar e os problemas educacionais a ela relacionados, mostrando que o tema constitui uma dimensão relevante da área educacional e que requer um gestor sensível e preparado. Desenvolvemos a temática utilizando como metodologia a pesquisa exploratória qualitativa, baseada na observação direta e análise de questionários, e também recorremos à pesquisa bibliográfica. Para dar mais embasamento teórico à pesquisa, nos fundamentamos em autores da área da educação, como Alonso (1976), Campos (2009), Frigoto (1997), Gadotti (1997), Hora (1994), Lück (2000, 2001 e 2002), Lyndaker (1996) entre outros. Também utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9394/96) e Constituição Federal de 1988. Com base na análise dos questionários chegamos à conclusão que a Gestão Escolar teorizada está longe da que observamos no contexto da escola pública municipal. No contexto pesquisado há várias deficiências de gestão, em função dos gestores demonstrarem falta de compromisso e total despreparo com as questões administrativas e pedagógicas quando deveriam atuar como liderança na avaliação dos projetos pedagógicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |