Um olhar sobre a educação dos surdos em classe regular de ensino
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo problematizar como acontece a educação dos surdos nas salas regulares e as relações de saber/poder. Neste sentido busco uma compreensão do processo ensino aprendizagem a partir das práticas pedagógicas e das relações de saber/poder. Ao enveredar nesta pesquisa penso na diferença, na cultura e identidade surda; penso também nas instituições e nas políticas públicas direcionadas às mesmas. O diálogo com os autores como Foucault, Skliar, dentre outros, permite um questionamento de como acontece a “Inclusão” e como se deve aprender a cada dia através de discussões que impulsionem a produzir as mudanças no âmbito educacional. Os encaminhamentos metodológicos direcionaram o meu olhar, sendo eles a entrevista não-estruturada realizada com a professora M. que atua na Escola Municipal Joselito Amorim e o discurso sobre as relações de saber/poder destacados pelos autores citados. Estes instrumentos foram importantes na compreensão e problematização do desenvolvimento do processo educativo dos surdos. Uma das questões que esta pesquisa permitiu debater foi a percepção de que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ainda ocupa uma posição subalterna nos contextos bilíngües devido a hegemonia da cultura ouvintista.
Collections
The following license files are associated with this item: