dc.contributor.advisor | Vieira, Kelmara Mendes | |
dc.creator | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T12:02:36Z | |
dc.date.available | 2018-05-10T12:02:36Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13143 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In a case study of the Municipal Council on Education (CME) of Santa
Rosa / RS is presented through a documentary analysis. This college is known for its
importance to the democratization of educational spaces considering its duties,
functions, characteristics and relationships that are established from local issues.
Contact is concerned that the CME has sought to broaden community participation in
decisions and the development of educational policies that are currently going
through a review of legislation, seeking to adapt the legal context of production of
meanings that operate in education system. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Conselho municipal de educação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Municipal board of education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.title | Democratização e qualidade social da educação: pressupostos de organização de um conselho municipal de educação | por |
dc.title.alternative | Democratization and social quality of education: assumptions of organization of a city council of education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Em um estudo de caso o Conselho Municipal de Educação (CME) de
Santa Rosa/RS é apresentado, através de uma análise documental. Este colegiado
é destacado por sua importância para a democratização dos espaços educacionais
considerando suas atribuições, funções, características e relações que se
estabelecem a partir de questões locais. Contata-se que o CME em questão tem
buscado ampliar a participação da comunidade nas decisões e na elaboração das
políticas educacionais sendo que, atualmente, passa por uma revisão de legislação,
buscando adequar o contexto legal ao contexto de produção de sentidos que se
operam no cotidiano do sistema de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |