dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Orth, Tatiane Flores | |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T15:42:35Z | |
dc.date.available | 2018-05-10T15:42:35Z | |
dc.date.issued | 2009-12-14 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13154 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the representation that the Senior Management
Education is about the mathematics education in three elementary schools in the city
of Mormaço. The methodology used a qualitative research, with analysis of data
collected in the field met the relevant theorists. The study also included analysis on
the issue with the PPP of those schools. This monographic study is organized as
follows: Introduction, My Journey of the Theme Meeting, Methodology, Analysis and
Discussion of the results, speak up Educational Management, Final Remarks and
References. Because it is a subject that deserves deep reflection on Democratic
Management, has been discussed with more emphasis today. From this perspective,
we can not think of it separately in mathematics education, because it is in constant
relations with it. From the data collected, we realized that the concepts of educational
administrators and approaches of the PPP in these schools the mathematics
education contributes to development of citizenship education thus enhancing the
building of a democratic participatory management at the school. It was noted the
potential of mathematics education as a tool in building a quality education, to press
for the formation of citizenship and the fact of providing education through a
participatory management at the school. So is research is just a start, it requires the
continued search for the future is certainly raised a proposal where there is the
effective interaction between the Mathematics Education and Democratic
Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Olhares | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | Looks | eng |
dc.title | A educação matemática a partir do olhar dos gestores educacionais | por |
dc.title.alternative | Mathematics education from the look of educational administrators | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo conhecer a representação que os Gestores
Educacionais tem a cerca da Educação Matemática nas três escolas de Ensino
Fundamental do Município de Mormaço. Como metodologia utilizou-se uma
pesquisa de cunho qualitativa, com análise dos dados coletados em campo
confrontando-os com teóricos pertinentes. Também foram realizadas análises sobre
a temática junto aos PPPs das referidas escolas. Este estudo monográfico está
organizado da seguinte maneira: Introdução, Minha Trajetória de Encontro ao Tema,
Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Com a palavra os Gestores
Educacionais, Considerações Finais e Referências. Por ser um assunto que merece
profundas reflexões a Gestão Democrática, vem sendo discutida com mais ênfase
nos dias atuais. Nessa perspectiva, não podemos pensá-la separadamente da
Educação Matemática, pois esta está em constantes relações com a mesma. A partir
dos dados coletados, percebemos que nas concepções dos gestores educacionais e
nas abordagens dos PPPs dessas escolas, a Educação Matemática contribui para
desenvolvimento da formação cidadania reforçando assim a construção de uma
gestão democrática participativa na escola. Ficou constatado o potencial da
Educação Matemática como ferramenta na construção de uma educação de
qualidade, que prima pela formação da cidadania e pelo fato de possibilitar um
ensino através de uma gestão participativa na escola. Sendo assim está pesquisa é
apenas um início, pois requer a continuidade da busca, para que certamente no
futuro seja levantada uma proposta onde haja a interação efetiva entre a Educação
Matemática e a Gestão Democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |