Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrancher, Vantoir Roberto
dc.creatorOrth, Tatiane Flores
dc.date.accessioned2018-05-10T15:42:35Z
dc.date.available2018-05-10T15:42:35Z
dc.date.issued2009-12-14
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13154
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the representation that the Senior Management Education is about the mathematics education in three elementary schools in the city of Mormaço. The methodology used a qualitative research, with analysis of data collected in the field met the relevant theorists. The study also included analysis on the issue with the PPP of those schools. This monographic study is organized as follows: Introduction, My Journey of the Theme Meeting, Methodology, Analysis and Discussion of the results, speak up Educational Management, Final Remarks and References. Because it is a subject that deserves deep reflection on Democratic Management, has been discussed with more emphasis today. From this perspective, we can not think of it separately in mathematics education, because it is in constant relations with it. From the data collected, we realized that the concepts of educational administrators and approaches of the PPP in these schools the mathematics education contributes to development of citizenship education thus enhancing the building of a democratic participatory management at the school. It was noted the potential of mathematics education as a tool in building a quality education, to press for the formation of citizenship and the fact of providing education through a participatory management at the school. So is research is just a start, it requires the continued search for the future is certainly raised a proposal where there is the effective interaction between the Mathematics Education and Democratic Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectOlharespor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectLookseng
dc.titleA educação matemática a partir do olhar dos gestores educacionaispor
dc.title.alternativeMathematics education from the look of educational administratorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer a representação que os Gestores Educacionais tem a cerca da Educação Matemática nas três escolas de Ensino Fundamental do Município de Mormaço. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativa, com análise dos dados coletados em campo confrontando-os com teóricos pertinentes. Também foram realizadas análises sobre a temática junto aos PPPs das referidas escolas. Este estudo monográfico está organizado da seguinte maneira: Introdução, Minha Trajetória de Encontro ao Tema, Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Com a palavra os Gestores Educacionais, Considerações Finais e Referências. Por ser um assunto que merece profundas reflexões a Gestão Democrática, vem sendo discutida com mais ênfase nos dias atuais. Nessa perspectiva, não podemos pensá-la separadamente da Educação Matemática, pois esta está em constantes relações com a mesma. A partir dos dados coletados, percebemos que nas concepções dos gestores educacionais e nas abordagens dos PPPs dessas escolas, a Educação Matemática contribui para desenvolvimento da formação cidadania reforçando assim a construção de uma gestão democrática participativa na escola. Ficou constatado o potencial da Educação Matemática como ferramenta na construção de uma educação de qualidade, que prima pela formação da cidadania e pelo fato de possibilitar um ensino através de uma gestão participativa na escola. Sendo assim está pesquisa é apenas um início, pois requer a continuidade da busca, para que certamente no futuro seja levantada uma proposta onde haja a interação efetiva entre a Educação Matemática e a Gestão Democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Politécnico da UFSMpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto