Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurin, Elias
dc.creatorOliveira, Nara Christina Gonzatto de
dc.date.accessioned2018-05-11T13:33:41Z
dc.date.available2018-05-11T13:33:41Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13162
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe main objective of this research is to analyze the poetic hypertext Capparelli, to contribute to the student's reading and writing, based on the fact that the participation of those who navigate cyberpoem is established in a place of dialogue where the reader will want grasp the poem has to act and react, and every action / reaction to recreate, forming a new composition. To this end, we used a descriptive study, using the literature of authors who deal with the topic, including books, articles and Internet sites. It was concluded that cyberpoems are great opportunities for intervention between pleasure and knowledge historically formed and the work of Capparelli can be used by students in schools because it causes creativity, interactivity and dialogue, and makes the student feel pleasure reading at a time when digital technologies overlap the text on paper.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCapparellipor
dc.subjectCiberpoemapor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectCyberpoemeng
dc.subjectHypertexteng
dc.titleLeitura e escrita de ciberpoemas: a experiência com o hipertexto poético de Capparellipor
dc.title.alternativeReading and writing of ciberpoemas: the experience with poetic hypertext of Capparellieng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo principal dessa pesquisa é analisar o hipertexto poético de Capparelli, no sentido de contribuição para a leitura e escrita do aluno, partindo da constatação de que a participação de quem navega no ciberpoema é estabelecida por um local de diálogo, onde o leitor se quiser apreender o poema tem que agir e reagir, e a cada ação/reação precisa recriar, formando uma nova composição. Para tanto, utilizou-se de um estudo descritivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, de autores que versam sobre o tema, entre livros, artigos e sites da Internet. Concluiu-se que os ciberpoemas são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento historicamente formado, e a obra de Capparelli pode ser utilizada pelos alunos nas escolas, pois provoca a criatividade, a interatividade e o dialogismo, bem como faz com que o aluno sinta prazer na leitura numa época em que as tecnologias digitais se sobrepõem ao texto em papel.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto