dc.contributor.advisor | Burin, Elias | |
dc.creator | Oliveira, Nara Christina Gonzatto de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T13:33:41Z | |
dc.date.available | 2018-05-11T13:33:41Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13162 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to analyze the poetic hypertext Capparelli, to contribute to the student's reading and writing, based on the fact that the participation of those who navigate cyberpoem is established in a place of dialogue where the reader will want grasp the poem has to act and react, and every action / reaction to recreate, forming a new composition. To this end, we used a descriptive study, using the literature of authors who deal with the topic, including books, articles and Internet sites. It was concluded that cyberpoems are great opportunities for intervention between pleasure and knowledge historically formed and the work of Capparelli can be used by students in schools because it causes creativity, interactivity and dialogue, and makes the student feel pleasure reading at a time when digital technologies overlap the text on paper. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Capparelli | por |
dc.subject | Ciberpoema | por |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.subject | Cyberpoem | eng |
dc.subject | Hypertext | eng |
dc.title | Leitura e escrita de ciberpoemas: a experiência com o hipertexto poético de Capparelli | por |
dc.title.alternative | Reading and writing of ciberpoemas: the experience with poetic hypertext of Capparelli | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o hipertexto poético de Capparelli, no sentido de contribuição para a leitura e escrita do aluno, partindo da constatação de que a participação de quem navega no ciberpoema é estabelecida por um local de diálogo, onde o leitor se quiser apreender o poema tem que agir e reagir, e a cada ação/reação precisa recriar, formando uma nova composição. Para tanto, utilizou-se de um estudo descritivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, de autores que versam sobre o tema, entre livros, artigos e sites da Internet. Concluiu-se que os ciberpoemas são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento historicamente formado, e a obra de Capparelli pode ser utilizada pelos alunos nas escolas, pois provoca a criatividade, a interatividade e o dialogismo, bem como faz com que o aluno sinta prazer na leitura numa época em que as tecnologias digitais se sobrepõem ao texto em papel. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |