dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Oliveira, Alan da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T13:47:46Z | |
dc.date.available | 2018-05-11T13:47:46Z | |
dc.date.issued | 2011-10-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13163 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study highlights the use of video in the disciplines of mathematics and Portuguese in
order to analyze the importance of the use of media in education, specifically, the applicability
and contribution of the video in the context of interdisciplinary classroom. Nowadays we live
in a world where technology is increasingly present, requiring an educator's position on this
new reality. In this context, the large amount of information available, the speed of access to
information and opportunities for interaction between individuals from different cultural and
intellectual universes has brought many changes to the teaching-learning process. Thus
highlights the relevance of the issue, since the introduction of Media Education invites
a reflection on the role of the educator front of new technologies, and yet it is necessary to
perform an interdisciplinary process that leads to the construction of knowledge by
educating both socially and culturally. In this perspective the study presents some
aspects that support the integration of technology resources in schools, integrating the
disciplines of mathematics and Portuguese. Front of technology, we sought to develop the
Interdisciplinary Project “Educational Parody: Singing for Teaching.” The methodology of this
project was the teamwork, trying to utter the popular culture, knowledge of music, text
production and development of oral and bodily expressions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | O uso do vídeo em uma perspectiva interdisciplinar nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo destaca a utilização do vídeo nas disciplinas de Matemática e Língua
Portuguesa, a fim da analisar a importância da utilização das mídias na educação,
especificamente, a aplicabilidade e a contribuição do vídeo no contexto interdisciplinar de
sala de aula. Atualmente vive-se num mundo onde a tecnologia se faz cada vez mais
presente, exigindo do educador um posicionamento diante desta nova realidade. Neste
contexto, o grande número de informações disponíveis, a rapidez de acesso a estas
informações e as possibilidades de interação entre indivíduos de diferentes universos
intelectuais e culturais tem trazido inúmeras mudanças ao processo de ensino
aprendizagem. Assim, evidencia-se a relevância do tema, visto que a introdução das Mídias
na Educação convida a uma reflexão sobre o papel do educador frente às tecnologias e, no
entanto se faz necessário realizar um processo interdisciplinar que leve a construção do
conhecimento do educando tanto social como cultural. Nesta perspectiva, o estudo expõe
alguns aspectos que dão suporte à inserção de recursos tecnológicos na escola, integrando
as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Diante das tecnologias, buscou-se
desenvolver o Projeto Interdisciplinar “Paródia Educativa: Cantando para Ensinar”. O
presente trabalho teve como metodologia o trabalho em grupo, buscando proferir a cultura
popular, o conhecimento sobre música, a produção de textos e o desenvolvimento das
expressões corporais e orais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |