Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorOliveira, Vera Conceição Malheiros de
dc.date.accessioned2018-05-11T15:48:55Z
dc.date.available2018-05-11T15:48:55Z
dc.date.issued2009-11-13
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13169
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work has as general goal to check the inclusion of the Environmental Education in the Municipal School Network of Panambi from 2005 to 2009 and the everyday effects of the people involved in the process. Through this general goal we seek to attain the following specific goals: to identify the educational concepts, the syllabus and the pedagogical practices for the different areas of knowledge that guided the Secretaria Municipal de Ensino of Panambi from 2005 to 2009, considering the 6th to 9th grades of Elementary Schools; to investigate how the Environmental Education is present in this context; to check the effects of this work on the Environmental Educa-tion of the people involved in the routine of this process, as well as the challenges to be overcome. The subjects that conducted this research were members of the Peda-gogical Department of SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) of Pa-nambi, and a teacher from each area of knowledge taught by the net of public schools. First we tried to analyze the Study Plans for the different areas of knowl-edge, and after that we established a relation between the concepts, the syllabus and the practices investigated with the Environmental Education theme, establishing a parallel between what had been found by the Study Plans and the interviews done with the teachers from different the areas. After this analysis, a series of debates arise about Environmental Education as a whole, its current situation in the Municipal School network of Panambi, trying to relate it with what several authors already have said about this theme, contributing to the Environmental Education advances, ac-complishments and challenges in our schools. The results obtained led to the con-clusion that the Municipal School Network of Panambi is working with this thematic, considering it of fundamental importance, since it is related to our own existence. There are challenges to be overcome, as the topic of interrelation of subjects and the actions that result in the change of behavior and attitude of the students to environ-ment relationship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSyllabuseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleA educação ambiental na rede municipal de ensino de Panambi: uma análise das concepções pedagógicas, das práticas e do currículopor
dc.title.alternativeThe enviromental education of the municipal learning web in Panambi: an analysis of the pedagogical conceptions, practices and syllabuseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo geral verificar a inserção da Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Panambi entre o período de 2005 a 2009 e quais os efeitos no cotidiano dos envolvidos neste processo. Através deste objeti-vo geral buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar as con-cepções de educação, o currículo e as práticas pedagógicas para as diferentes á-reas do conhecimento que nortearam as orientações da Secretaria Municipal de En-sino de Panambi no período de 2005 a 2009, considerando as turmas do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental; investigar como a Educação Ambiental se faz presente neste contexto; verificar os efeitos do trabalho a partir da Educação Ambiental no cotidiano dos envolvidos neste processo, bem como os desafios a serem superados. Os envolvidos na pesquisa são os responsáveis pelo Setor Pedagógico da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) de Panambi, além de um educador de cada área do conhecimento trabalhada pela rede. Procuramos analisar os Planos de Estudos para as diferentes áreas do conhecimento, em seguida, traçamos uma rela-ção entre as concepções, o currículo e as práticas investigadas com o tema da Edu-cação Ambiental, estabelecendo um paralelo entre o que havia sido constatado a partir dos Planos de Estudos e as entrevistas realizadas com os educadores das diferentes áreas. Após toda esta análise, levantamos uma série de discussões a respeito da Educação Ambiental como um todo, do processo em que a mesma se encontra na Rede Municipal de Ensino de Panambi, procurando relacionar com o que diversos autores já disseram sobre esta temática, contribuindo para os avanços, conquistas e desafios da Educação Ambiental dentro de nossas escolas. Os resulta-dos obtidos permitiram concluir que a Rede Municipal de Ensino de Panambi vem buscando trabalhar com esta temática, considerando-a de fundamental importância, por estar relacionada à nossa própria existência. Há desafios a serem superados, como a questão da interdisciplinaridade e das ações que resultem na mudança de comportamento e atitudes dos educandos com relação ao meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto