dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Oliveira, Tanise Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T10:45:23Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T10:45:23Z | |
dc.date.issued | 2005-03-29 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present monograph seeks to look for in the theoretical
embasement and in the professionals’ practice in education, experienced
information in the dayly, on the subject of the evaluation visa that same has
a fundamental character for the success and/or school failure of the pupil.
To change the form of evaluating the students without before to after what
it intends to evaluate. That just chews tradictional practices of teaching and
little contributes to the pupil’s formation. Only with the effort of School
Comunidad: pupils, teachers, directive team, school agents and parents
and/orresponsible of pupils we can reach the such expected change in the
Education. It leaves him sideways the labels and hierarchies and the pupil
is privileged as a being subjective, only and special. Esteem oneself the
development of its singularities and don’t train it so that he frame to him in
the norms established by somebody. The evaluation is integral part of the
process teaching and learning and it won very wide space at the present
time in the teaching processes. Ir requests technical preparation and great
capacity of the involved professionals’ observation, in the measure in that
the individual characteristics are respected of the pupil and, starting from
that to decide the type of pedagogic help that will be offered to become
aware the people involved in the educational process of the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Pupils | eng |
dc.title | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Evaluation of the learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na
prática de profissionais em educação, informações experenciadas no
cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel
fundamental para o sucesso e/ou fracasso escolar do educando. Mudar a
forma de avaliar os alunos sem antes alterar a maneira de encarar o ensino e
a aprendizagem, leva apenas a novos equívocos e poucas soluções viáveis.
Não basta mudar a forma de avaliar o aluno sem antes alterar o que se
pretende avaliar. Isso apenas mascara práticas tradicionais de ensino e
pouco contribui para a formação do aluno. Somente com o esforço da
Comunidade Escolar: alunos, professores, equipe diretiva, agentes escolares
e pais e/ou responsáveis de alunos poderemos atingir a tão esperada
mudança na Educação. Deixa–se de lado os rótulos e hierarquias e
privilegia–se o aluno como um ser subjetivo, único e especial. Preza–se o
desenvolvimento de suas singularidades e não o treino para que ele se
enquadre nas normas estabelecidas por outrem. A avaliação é parte
integrante do processo ensino e aprendizagem e ganhou na atualidade
espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e
grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, na medida
em que sejam respeitadas as características individuais do educando e, a
partir disso decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida para
conscientizar as pessoas envolvidas no processo educativo da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |