Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.creatorOliveira, Neiva Krais de
dc.date.accessioned2018-05-14T12:54:15Z
dc.date.available2018-05-14T12:54:15Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13175
dc.descriptionMonografia (especilaização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especilalização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe democratic management, as a political expression of the Law of Education Guidelines and Bases (LDB) No 9394/96, is linked to the formation of citizenship, through the collective construction of the Political Pedagogical Project. In this perspective, realizes the importance of school participation that with autonomy, has the freedom to decide the lines of the school, mainly to build your own project. This monographic study start with the objectiveof of promove the critical reflexion about the need for collective construction of the proposed school's educational policy, to a quality education and democracy. The research consist of a literature search, using ideas from different authors to characterize the main concepts of the problem proposed. In this way, we identified and analyzed the main concepts of the subject studied. We tried to understand and define concepts such as: Political Pedagogical Project, Importance of the Evaluation of Educational Policy Project, Need for a Collective School Planning and Management and Participation in Democratic School. At the end concluded of that same school a reality, which still explicitly authoritarian ideas and actions with individual democratic management, can not move forward as a reference work and collective participation in the construction of the proposed pedagogical political.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipação coletivapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectCollective participationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectCommunityeng
dc.titleProjeto político pedagógico da escola: uma construção coletivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão democrática, enquanto expressão política da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, está vinculada à formação da cidadania, por meio da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Nesta perspectiva, percebe-se a importância da participação escolar que, com autonomia, tem a liberdade de decidir os rumos da escola, principalmente ao construir seu próprio projeto. O presente trabalho monográfico partiu do objetivo de promover a reflexão crítica acerca da necessidade da construção coletiva da proposta política pedagógica da escola, visando uma educação de qualidade e democrática. A pesquisa constituiu-se de uma investigação bibliográfica, utilizando-se idéias de diferentes autores para caracterizar os principais conceitos relativos ao problema proposto. Dessa forma, foram identificados e analisados os principais conceitos relativos ao tema estudado. Procurou-se entender e definir conceitos como: Projeto Político Pedagógico, Importância da Avaliação do Projeto Político Pedagógico, Necessidade de um Planejamento Escolar Coletivo e Participação e Gestão Democrática na Escola. Conclui-se, portanto, ao final do mesmo que uma realidade escolar, a qual ainda se explicita autoritária com idéias e ações individuais a gestão democrática, não consegue avançar como referência de um trabalho participativo e coletivo na construção da proposta política pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto