Acessibilidade em documentos digitais: uma possibilidade de democratizar a informação e o conhecimento na Unipampa
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2017-07-10Metadatos
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Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) partiu do seguinte problema: como apoiar os servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no processo de criação de documentos digitais acessíveis? Tendo em vista esse questionamento, foram elencados os seguintes objetivos: 1) propor soluções para tornar documentos mais acessíveis, proporcionando a democratização da informação e do conhecimento; 2) promover acessibilidade na Unipampa por meio de documentos digitais acessíveis; 3) adaptar as recomendações de acessibilidade WCAG 2.0 e eMAG 3.1 para o desenvolvimento do manual. Sendo assim, nesta pesquisa foi desenvolvido um manual com orientações para a criação de documentos digitais acessíveis nos editores de texto Microsoft Word 2010 e LibreOffice Writer. E, para a realização deste estudo, o referencial teórico trouxe informações relacionadas à democratização da informação e do conhecimento, acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal, bem como diretrizes e recomendações de acessibilidade. A abordagem metodológica para este projeto envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso do contexto da investigação. Para o levantamento de dados, utilizou-se um questionário on-line para identificar o grau de conhecimento dos servidores quanto à criação de documentos digitais acessíveis e à importância de ter um manual de orientações para acessibilidade de documentos digitais. Após a análise desses dados, realizou-se uma pesquisa de mercado para identificar a existência de manuais que orientam para a acessibilidade de documentos digitais. Além disso, foi realizada pesquisa exploratória, com a intenção de identificar recursos e funcionalidades que possibilitam a acessibilidade em documentos nos softwares editores de texto (Microsoft Word 2010 e LibreOffice Writer); também foram exploradas as diretrizes WGAC 2.0 e eMAG 3.1 para a definição das adaptações a conteúdos digitais. Na sequência desta pesquisa, desenvolveu-se o produto final desta dissertação, o manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis nos editores de texto Microsoft Word 2010 e LibreOffice Writer. Após o desenvolvimento do manual, passou-se para a etapa de avaliação, na qual os servidores e um consultor cego testaram o manual e responderam a um questionário, indicando possíveis melhorias. Então, realizaram-se os ajustes conforme as sugestões dadas, e - para finalizar - criou-se um documento baseado nas orientações do manual o qual foi enviado aos servidores, alunos e consultores para que eles fizessem a validação, respondendo se o documento estava acessível ou não. Os resultados apontaram que o manual é uma forma de contribuir com os servidores da Unipampa no processo de criação de documentos digitais acessíveis, atingindo-se assim os objetivos da pesquisa. Porém, as contribuições do produto desenvolvido neste estudo depende muito da vontade e da consciência das pessoas em continuar a criar e a disponibilizar documentos mais acessíveis, tornando-os meio de democratização da informação e do conhecimento.
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