A função social da escola e a formação para o exercício da cidadania
Fecha
2009-07-11Autor
Oliveira, Maria de Fátima Quezado de
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Esta monografia está voltada ao estudo e conhecimento da realidade da Escola
E.F.M Enoe Brandão Sanford. Baseada em uma análise que envolveu a
comunidade, os estudantes e o corpo escolar. Basta uma breve abordagem sobre
a realidade para que seja possível destacarmos alguns aspectos que interferem
diretamente nas nossas vidas. Atualmente em todo o mundo a classe dominante
impera de forma esmagadora; sua economia passa por mãos de empresários que
não fazem nada para reverter a situação vigente, aproveitam o espaço dado pela
política econômica do país, nada mais “justo” do que aproveitar uma mão-de-obra
barata que é encontrada no país pela falta de oportunidade e especialização
desses operários. A escola na sociedade atual assume uma importância
fundamental e espera-se que, os projetos públicos elaborados coloquem sempre a
qualidade do processo ensino-aprendizagem como prioridade e, para isso, seus
recursos mínimos necessários. O Projeto Político-Pedagógico da Escola é a
articulação das intenções, prioridades e caminhos escolhidos para realizar sua
função social. Para construir o projeto político-pedagógico da escola requer um
processo consciente de planejamento e avaliação. O estudo foi realizado em
08/08/2008, de natureza direta e participativa, fundamentou-se em elementos
teóricos que norteiam a descoberta de dados significativos para o objeto de
estudo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas, visitas à instituição de
comunidade e questionários para coletar dados necessários ao estudo. É através
da prática democrática e do exercício da consciência crítica, fundamentada em
uma gestão colegiada, que se constrói a formação do sujeito em um espaço
político-pedagógico de aprendizagem.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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