Gestão do pedagógico e vínculos afetivos: uma abordagem no contexto da primeira etapa da educação básica
Resumo
Esta pesquisa foi produzida com o intuito de realizar um estudo acerca dos vínculos
afetivos nos espaços e tempos da escola. Com esse objetivo, realizei uma
investigação que teve como princípio a compreensão deste fenômeno social nas
práticas e concepções de professores em uma escola municipal de Santa Maria-RS.
Desse modo, a problematização centrou-se na análise da gestão do pedagógico e
na análise do Projeto Pedagógico. A gestão do pedagógico é entendida como o
trabalho dos professores ao produzir a aula, e, nela, o conhecimento. Nessa
perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a forma de um estudo de
caso, tendo como procedimentos de coleta de dados: análise documental, entrevista
semi-estruturada e observação sistemática. Os dados foram analisados com base
nas obras de autores como de Bardin (Análise de Conteúdo, 2006), Wallon (1975),
Ferreira (2007, 2008) e Freire (1997). Os sentidos produzidos a partir da análise dos
dados me levam a destacar que as três professoras entrevistadas denotam
concepções de afetividade e vínculos afetivos, entretanto, têm dificuldade de
considerar os vínculos afetivos no contexto da aula. Tal percepção é um tanto
contraditória, se for considerado que os vínculos afetivos perpassam a ação
pedagógica, exigindo reflexões sobre as intervenções e atitudes, com vistas ao
conhecimento e formação humana nas relações sociais nas experiências
educativas. Refletir sobre tais configurações e poder dar renovados sentidos aos
vínculos afetivos, revelou-se ser necessário no cotidiano de atuação dessas
profissionais.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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