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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorOliveira, Mara de
dc.date.accessioned2018-05-14T14:43:47Z
dc.date.available2018-05-14T14:43:47Z
dc.date.issued2008-09-17
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13181
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis research was produced with the aim of conducting a study on the emotional ties in space and time from school. To this end, I performed an investigation that had as a principle understanding of this phenomenon on social practices and ideas of teachers in a municipal school in Santa Maria-RS. Thus, the problematization focused on the analysis of the management of teaching and the analysis of the Educational Project. The management of teaching is seen as the work of teachers to produce the classroom, and in it, knowledge. From this perspective, it is a qualitative research, as a case study, try as procedures for data collection: documentary analysis, semistructured and systematic observation. The data were analyzed based on the works of authors such as the Bardin (Content Analysis, 2006), Wallon (1975), Ferreira (2007, 2008) and Freire (1997). The senses produced from the analysis of the data lead me to emphasize that the three teachers interviewed indicate conceptions of affection and emotional ties, however, have difficulty to consider the emotional ties in the classroom. This perception is somewhat contradictory, if deemed that the emotional ties perpassam the pedagogical action, requiring reflections on the activities and attitudes, aiming to knowledge and training in human social relations in the educational experiences. Reflecting on these settings and can give way to renewed ties affective, this was necessary in the daily performance of these professionals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVínculos afetivospor
dc.subjectGestão do pedagógicopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectAffective tieseng
dc.subjectManagement of teachingeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectEducational administrationeng
dc.titleGestão do pedagógico e vínculos afetivos: uma abordagem no contexto da primeira etapa da educação básicapor
dc.title.alternativePedagogical and management of links afetivos: an approach in the context of first stage of basic educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi produzida com o intuito de realizar um estudo acerca dos vínculos afetivos nos espaços e tempos da escola. Com esse objetivo, realizei uma investigação que teve como princípio a compreensão deste fenômeno social nas práticas e concepções de professores em uma escola municipal de Santa Maria-RS. Desse modo, a problematização centrou-se na análise da gestão do pedagógico e na análise do Projeto Pedagógico. A gestão do pedagógico é entendida como o trabalho dos professores ao produzir a aula, e, nela, o conhecimento. Nessa perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados: análise documental, entrevista semi-estruturada e observação sistemática. Os dados foram analisados com base nas obras de autores como de Bardin (Análise de Conteúdo, 2006), Wallon (1975), Ferreira (2007, 2008) e Freire (1997). Os sentidos produzidos a partir da análise dos dados me levam a destacar que as três professoras entrevistadas denotam concepções de afetividade e vínculos afetivos, entretanto, têm dificuldade de considerar os vínculos afetivos no contexto da aula. Tal percepção é um tanto contraditória, se for considerado que os vínculos afetivos perpassam a ação pedagógica, exigindo reflexões sobre as intervenções e atitudes, com vistas ao conhecimento e formação humana nas relações sociais nas experiências educativas. Refletir sobre tais configurações e poder dar renovados sentidos aos vínculos afetivos, revelou-se ser necessário no cotidiano de atuação dessas profissionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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