dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Oliveira, Mara de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T14:43:47Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T14:43:47Z | |
dc.date.issued | 2008-09-17 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13181 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This research was produced with the aim of conducting a study on the emotional ties
in space and time from school. To this end, I performed an investigation that had as a
principle understanding of this phenomenon on social practices and ideas of teachers
in a municipal school in Santa Maria-RS. Thus, the problematization focused on the
analysis of the management of teaching and the analysis of the Educational Project.
The management of teaching is seen as the work of teachers to produce the
classroom, and in it, knowledge. From this perspective, it is a qualitative research, as
a case study, try as procedures for data collection: documentary analysis, semistructured
and systematic observation. The data were analyzed based on the works
of authors such as the Bardin (Content Analysis, 2006), Wallon (1975), Ferreira
(2007, 2008) and Freire (1997). The senses produced from the analysis of the data
lead me to emphasize that the three teachers interviewed indicate conceptions of
affection and emotional ties, however, have difficulty to consider the emotional ties in
the classroom. This perception is somewhat contradictory, if deemed that the
emotional ties perpassam the pedagogical action, requiring reflections on the
activities and attitudes, aiming to knowledge and training in human social relations in
the educational experiences. Reflecting on these settings and can give way to
renewed ties affective, this was necessary in the daily performance of these
professionals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vínculos afetivos | por |
dc.subject | Gestão do pedagógico | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Affective ties | eng |
dc.subject | Management of teaching | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Educational administration | eng |
dc.title | Gestão do pedagógico e vínculos afetivos: uma abordagem no contexto da primeira etapa da educação básica | por |
dc.title.alternative | Pedagogical and management of links afetivos: an approach in the context of first stage of basic education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi produzida com o intuito de realizar um estudo acerca dos vínculos
afetivos nos espaços e tempos da escola. Com esse objetivo, realizei uma
investigação que teve como princípio a compreensão deste fenômeno social nas
práticas e concepções de professores em uma escola municipal de Santa Maria-RS.
Desse modo, a problematização centrou-se na análise da gestão do pedagógico e
na análise do Projeto Pedagógico. A gestão do pedagógico é entendida como o
trabalho dos professores ao produzir a aula, e, nela, o conhecimento. Nessa
perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a forma de um estudo de
caso, tendo como procedimentos de coleta de dados: análise documental, entrevista
semi-estruturada e observação sistemática. Os dados foram analisados com base
nas obras de autores como de Bardin (Análise de Conteúdo, 2006), Wallon (1975),
Ferreira (2007, 2008) e Freire (1997). Os sentidos produzidos a partir da análise dos
dados me levam a destacar que as três professoras entrevistadas denotam
concepções de afetividade e vínculos afetivos, entretanto, têm dificuldade de
considerar os vínculos afetivos no contexto da aula. Tal percepção é um tanto
contraditória, se for considerado que os vínculos afetivos perpassam a ação
pedagógica, exigindo reflexões sobre as intervenções e atitudes, com vistas ao
conhecimento e formação humana nas relações sociais nas experiências
educativas. Refletir sobre tais configurações e poder dar renovados sentidos aos
vínculos afetivos, revelou-se ser necessário no cotidiano de atuação dessas
profissionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |