Atendimento em laboratório de análises clínicas: estudo de caso no LAC/HUSM
Abstract
O propósito desse estudo foi o de avaliar o setor de Atendimento em laboratório de análises clínicas. Realizou-se um estudo de caso no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com o objetivo de identificar as principais não-conformidades que ocorrem na etapa pré-analítica e, ao mesmo tempo, diagnosticá-las pelos problemas mais importantes, avaliar as requisições médicas e determinar ações para limitar e/ou eliminar a ocorrência de falhas graves. O maior número de não-conformidades relaciona-se à requisição de exames. A análise aleatória de 1.100 solicitações evidenciou que 44,2% estavam preenchidas adequadamente e, 55,8% apresentavam ausência de algum dado. Além dessas, detectou-se informações inadequadas aos pacientes relativas aos procedimentos pré-coleta de amostras e erros de digitação como falhas mais freqüentes nessa etapa. Propõe-se que haja uma conscientização dos profissionais médicos e treinamento contínuo dos funcionários do Atendimento para reduzir a incidência de falhas e melhorar a qualidade dos serviços do LAC.
Collections
The following license files are associated with this item: