O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
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Data
2006-12-19Autor
Oliveira, Dione Lorenzoni de
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O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na
construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas
a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou seja, o familiar.
Porém, neste trabalho, o foco se dá na estrutura da gestão escolar, a qual requer
perspectivas democráticas, com a participação comprometida de toda a comunidade
escolar, tendo em vista o desenvolvimento das potencialidades do processo de
cidadania diante dos desafios da pós-modernidade. A concepção de desafios da pósmodernidade
está caracterizada, neste trabalho, como os processos de
marginalização, de miserabilidade e de violência, sendo trabalhados na escola por
meio de suas práticas democráticas, de sua política, da própria cultura do lugar onde
estão inseridos os indivíduos que freqüentam as escolas públicas e do processo de
ensinagem. A construção da cidadania pressupõe a possibilidade de participação do
ser humano em seu contexto sociocultural que se realiza em diferentes momentos e
etapas da sua existência pelo acesso ao saber, saber fazer, ser e conviver, através
do conhecimento sistematizado e organizado pela escola. A tarefa da educação é
desenvolver e consolidar novas práticas de convivência, capazes de enfrentar o
desafio de recuperar a diferença sociocultural como relação de alteridade: relação
efetivamente construída, que tem na solidariedade o fundamento para a construção
de uma postura educativa que não vê o outro e a outra cultura como falha ou como
mera diferença, mas o reconhece como legítimo outro. O que implica pensar a sala
de aula como espaço plural que congrega diferentes sujeitos e diferentes culturas,
que traduzem diferentes formas de organizar o real e responder aos desafios da vida
cotidiana. Esse é o processo de ensinagem esperado, onde professores e alunos
lidem com situações adversas e juntos contribuam para a construção do
conhecimento. Portanto, para a fundamentação deste trabalho, buscou-se suporte
teórico em autores como Alarcão, Anastasiou, Boaventura Santos, Bobbio, Gadotti,
Gramsci, Libâneo, Oliveira, Paro, Saviani entre outros.
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- Gestão Educacional [294]
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