Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorOliveira, Dione Lorenzoni de
dc.date.accessioned2018-05-15T10:55:21Z
dc.date.available2018-05-15T10:55:21Z
dc.date.issued2006-12-19
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13187
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe present study to analyze the paper of the school in the formation of the citizen, in the construction of the citizenship. This construction not only happens in the pertaining to school context, but also from the first social groups that the individual belongs, that is, the familiar one. However, in this work, the focus is given in the structure of the pertaining to school management, which requires democratic perspectives, with the engaged participation of all the pertaining to school community, in view of the development of the potentialities of the process of citizenship ahead of the challenges of after-modernity. The conception of challenges of after-modernity is characterized, in this work, as the keeping out of society processes, of poverty and violence, being worked in the school by means of its practical democratic, of its politics, the proper culture of the place where the individuals that frequent the schools public and of the education learning process are inserted. The construction of the citizenship estimates the possibility of participation of the human being in its cultural partner context that carries through at different moments and stages of its existence for the access when knowing, knowing to make, to be and to coexist, through the knowledge systemize and organized for the school. The task of the education is to develop and to consolidate new practical of coexists, capable to face the challenge to recoup the cultural partner difference as distinct relation: relation effectively constructed, that has in solidarity the bedding for the construction of an educative position that does not see the other and to another culture as it fails or as mere difference, but recognizes it as legitimate other. What it implies to think the classroom as plural space that congregates different citizens and different cultures that translate different forms to organize the real and to answer to the challenges of the daily life. This is the waited process of education learning, where professors and pupils deal with adverse situations and together they contribute for the construction of the knowledge. Therefore, for the recital of this work, theoretical support in authors searched as Alarcão, Anastasiou, Boaventura Santos, Bobbio, Gadotti, Gramsci, Libâneo, Oliveira, Paro, Saviani among others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPráticas democráticaspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEnsinagempor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectPractical democraticeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducation learningeng
dc.titleO papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadaniapor
dc.title.alternativeThe school paper in the citizen formation: the construction of the citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou seja, o familiar. Porém, neste trabalho, o foco se dá na estrutura da gestão escolar, a qual requer perspectivas democráticas, com a participação comprometida de toda a comunidade escolar, tendo em vista o desenvolvimento das potencialidades do processo de cidadania diante dos desafios da pós-modernidade. A concepção de desafios da pósmodernidade está caracterizada, neste trabalho, como os processos de marginalização, de miserabilidade e de violência, sendo trabalhados na escola por meio de suas práticas democráticas, de sua política, da própria cultura do lugar onde estão inseridos os indivíduos que freqüentam as escolas públicas e do processo de ensinagem. A construção da cidadania pressupõe a possibilidade de participação do ser humano em seu contexto sociocultural que se realiza em diferentes momentos e etapas da sua existência pelo acesso ao saber, saber fazer, ser e conviver, através do conhecimento sistematizado e organizado pela escola. A tarefa da educação é desenvolver e consolidar novas práticas de convivência, capazes de enfrentar o desafio de recuperar a diferença sociocultural como relação de alteridade: relação efetivamente construída, que tem na solidariedade o fundamento para a construção de uma postura educativa que não vê o outro e a outra cultura como falha ou como mera diferença, mas o reconhece como legítimo outro. O que implica pensar a sala de aula como espaço plural que congrega diferentes sujeitos e diferentes culturas, que traduzem diferentes formas de organizar o real e responder aos desafios da vida cotidiana. Esse é o processo de ensinagem esperado, onde professores e alunos lidem com situações adversas e juntos contribuam para a construção do conhecimento. Portanto, para a fundamentação deste trabalho, buscou-se suporte teórico em autores como Alarcão, Anastasiou, Boaventura Santos, Bobbio, Gadotti, Gramsci, Libâneo, Oliveira, Paro, Saviani entre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto