dc.contributor.advisor | Klinke, Karina | |
dc.creator | Oliveira, Cícero Santiago de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T12:32:53Z | |
dc.date.available | 2018-05-15T12:32:53Z | |
dc.date.issued | 2008-03-14 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13192 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The current work, which was developed trough a qualitative approach, aims to deal with
the management dynamics of popular preparation for university entry developed by
Práxis – Popular Collective of Education, in Santa Maria, Rio Grande do Sul. In this
way, the motivations that collect the agents in this educational space, the undertaken
strategies to the activities development and the daily life dynamics of management of
Práxis between 2000 e 2005 are the subject matter. The methodology developed was
next to the critic epistemology giving primacy to the object analysis like a time and space
delimited social construction and, like this, as a constituent part of a historic totality. The
study is developed in a movement that seeks to situate the object in a broader historic
social context to, then, return to the object and identify its specificities and dynamics of
manifestation. It has to be observed that the project seeks to undertake a
automanagement vision of management into the formal institution of teaching, the
Universidade Federal de Santa Maria, in a process marked by conflicts between this and
the institution as like the agents itself. At the same time its possible to identify between
the lasts the constitution of a conspicuous management culture of radicalized
democracy and the connection between reflection and practice in a dynamics which
brings the group near to the anticapitalists contemporaries fights. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Movimentos sociais | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Popular education | eng |
dc.subject | Anticapitalists movement | eng |
dc.subject | University | eng |
dc.title | O práxis - coletivo de educação popular e a universidade em movimento | por |
dc.title.alternative | The práxis – popular collective of education and the university in the movement | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, tem como
objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do pré-vestibular popular desenvolvidas
pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Nesta
perspectiva, constituem temas de questionamento as motivações que agregam seus
agentes neste espaço educacional, as estratégias empreendidas para o
desenvolvimento das atividades e as dinâmicas cotidianas de gestão do Práxis, entre
2000 e 2005. A metodologia desenvolvida apropria-se de referenciais da epistemologia
crítica, privilegiando a análise do objeto como uma construção social, delimitada no
espaço e no tempo e, desta forma, como parte constituinte de uma totalidade histórica.
O estudo é desenvolvido, assim, em um movimento que, partindo do objeto, procura
situá-lo em um contexto histórico social mais amplo para, então, retornar ao objeto e
identificar suas especificidades e dinâmicas de manifestação. Observa-se que o projeto
Práxis busca empreender uma perspectiva de gestão autogestionária no interior de uma
instituição de ensino formal, a Universidade Federal de Santa Maria, em um processo
marcado por conflitos entre este e a instituição e entre seus agentes. Ao mesmo tempo
identifica-se a constituição, entre estes, de uma cultura de gestão marcada pela
radicalização de democracia e da articulação entre reflexão e prática, em uma dinâmica
que aproxima o grupo das lutas anticapitalistas contemporâneas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |