O solo no contexto ambiental: percepção de professores e adolescentes de diferentes escolas em São Francisco de Assis, RS
Visualizar/ Abrir
Data
2018-02-21Autor
Gabriel, Eva Cristiane Cortelini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação ambiental (EA) pode ser trabalhada através dos conteúdos escolares e precisa
ser um aprendizado que possa motivar os alunos, indo além dos conteúdos pedagógicos, os
quais possibilitam trocas de saberes entre professor e alunos. As temáticas ambientais
podem ser utilizadas dentro dos programas escolares, motivando o aluno à ter um olhar
mais direcionado ao ambiente e ao seu dia-a-dia. O solo é a base que sustenta e nutri as
plantas, armazenando nutrientes, água e ar devido a sua porosidade e também auxilia no
funcionamento dos ecossistemas, afeta o fluxo de energia e matéria orgânica. O solo é
responsável pela manutenção da vida e nem sempre é tratado com o cuidado necessário.
Frente a isto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do estudante sobre
Educação Ambiental e Educação em Solos. A pesquisa desenvolvida envolveu a construção
de um referencial teórico acerca de temáticas eleitas para o estudo. Após, foi construído e
aplicado os instrumentos de pesquisa a partir do formato de questionário com questões
abertas e fechadas aos alunos e professores do Ensino Médio da escola rural (ER)
denominada João Octávio Nogueira Leiria, que está localizada na zona rural na localidade
do Toroquá, 2º Distrito de São Francisco de Assis, RS e da escola urbana (EU) Instituto
Estadual Educacional Salgado. Os resultados e discussões mostraram que os alunos da ER
apresentaram uma percepção mais avançada e tem um contato mais de perto com o solo
em relação aos alunos da EU que tem noções bastante superficiais sobre solos e EA. No
QF demonstrou que os alunos da EU e da ER tiveram uma compreensão de forma mais
clara sobre solos e EA em relação ao QI. Portanto ficou claro que atividades
extracurriculares, como a proposta neste trabalho, auxiliou e sensibilizou os alunos a terem
uma percepção mais ampla sobre solos e EA tanto na EU quanto na ER.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: