Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorSantos, Flávio Cezar dos
dc.date.accessioned2018-05-21T13:15:49Z
dc.date.available2018-05-21T13:15:49Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13218
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article discusses an activity involving video technology as a tool to mediate the intergenerational interaction between students of a primary school and a group of adults and elderly people with aphasia (language disorders resulting from a brain injury). The intention to promote interaction between groups arose from the work contexts of the author of this research in an attempt to explore these contexts in the light of information and communication technologies applied to education. In the first moment, a conversation was elaborated with involved them and, with their acceptance for us to participate in the interaction activity with different generations the one of them, the recordings of videos began for such purpose. The topics that the subjects approached were about daily life, daily problems and life before and after the stroke. Data analysis was performed through the qualitative bias. As a result, it was found that the use of video as an educational technology resource produced interaction between different generations. In addition, the activity served as an adjunct in the formation of attitude, character and citizenship of the young people involved. It is concluded that the intergenerational interaction made through the video may be a possibility to integrate technological resources to the educational practice, as well as to work in classroom themes that cross the walls of the school, as the senior citizen – elderly individual and stroke.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecurso tecnológicopor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectIntergeracionalpor
dc.subjectTechnological resourceeng
dc.subjectVideoeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectIntergenerationaleng
dc.titleO vídeo como recurso tecnológico para a interação intergeracionalpor
dc.title.alternativeThe video as a technological resource for intergenerational interactioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo trata de uma atividade envolvendo o recurso tecnológico vídeo como ferramenta para mediar a interação intergeracional entre alunos de uma escola de ensino fundamental e um grupo de adultos e idosos com afasia (distúrbios de linguagem, decorrente a uma lesão cerebral). A intenção de promover a interação entre os grupos surgiu dos contextos de trabalho do autor desta pesquisa na intenção de explorar esses contextos à luz das Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. No primeiro momento, foi elaborada uma conversa com os envolvidos e, com a aceitação deles para participarem da atividade de interação com gerações diferentes a sua, iniciaram-se as gravações de vídeos para tal propósito. Os assuntos que os sujeitos abordaram foram sobre a vida diária, os problemas cotidianos, a vida antes e depois do AVC. A análise dos dados foi realizada através do viés qualitativo. Como resultado, foi possível verificar que o uso de vídeo como recurso tecnológico educacional gerou interação entre as gerações distintas. Ainda, a atividade serviu como coadjuvante na formação de atitude, caráter e cidadania dos jovens envolvidos. Conclui-se que a interação intergeracional realizada através do vídeo pode ser uma possibilidade de integrar recursos tecnológicos à prática educativa, bem como trabalhar em sala de aula temas que ultrapassam os muros da escola, como a terceira idade – idoso, e o AVC.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto