Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorSilva, Renan Cardozo Gomes da
dc.date.accessioned2018-05-21T13:35:28Z
dc.date.available2018-05-21T13:35:28Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13219
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractLos Recursos Educacionales Abiertos (REA) son materiales que estimulan el proceso de enseñanza y de aprendizaje e, generalmente, son encontrados en plataformas de dominio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Una de las plataformas que aloja eses recursos intitulase e Ensino de Línguas Online (ELO) y destinase a la enseñanza y aprendizaje de lenguas. Este articulo objetiva elaborar un curso de español abierto en la plataforma ELO Cloud, visando como público objetivo los alumnos del primer semestre del Curso de Letras Portugués-Español de la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Jaguarão. En específico, pretendemos discutir, de manera sucinta, sencilla, los principios teóricos de los REA en la plataforma ELO Cloud; relatar nuestro procedimiento metodológico, de abordaje cualitativo, que consiste en realizar observaciones, aplicar cuestionarios e, a partir de eso, elaborar el curso en el ELO Cloud; presentar el curso elaborado. Para alcanzar tales objetivos nos pautamos en los escritos de Leffa (2007) en lo que se refiere al Ciclo Recursivo, de modo a discutir la importancia de estimular la práctica de enseñanza y aprendizaje por medio de las Teclogías Digitales da Información y Comunicación (TDIC) y promover prácticas contextualizadas. Este articulo no se finaliza en la construcción y presentación del curso, su continuación es destinada a la aplicación del curso que acá proponemos. Esperamos, para además de los frutos de nuestra aplicación, que otros profesores puedan se valer de tales recursos e, así como nosotros, contribuyan para la diseminación de la educación abierta y de REA, valorando, principalmente, aspectos de su cultura y de los otros.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectELO (Ensino de Línguas Online) Cloudpor
dc.subjectEnsino de espanholpor
dc.subjectTDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnseñanza de españolspa
dc.titleNosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELOpor
dc.title.alternativeNosotros somos de la frontera: la construcción abierta de un curso de Español en el ELOspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoOs Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos intitula-se Ensino de Línguas Online (ELO) e destina-se ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva desenvolver um curso de espanhol aberto na plataforma ELO Cloud, visando como público-alvo os alunos do primeiro semestre do Curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Jaguarão. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA na plataforma ELO Cloud; relatar o nosso procedimento metodológico, de abordagem qualitativa, que consiste em realizar observações, aplicar questionários e, a partir disso, elaborar o curso no ELO Cloud; apresentar o curso elaborado. Para alcançar tais objetivos nos pautamos nos escritos de Leffa (2007) no que se refere ao Ciclo Recursivo, de modo a discutir a importância de estimular a prática de ensino e aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e promover práticas contextualizadas. Este trabalho não se encerra na construção e apresentação do curso, sua continuação é destinada à aplicação do curso que aqui propomos. Esperamos, para além dos frutos da nossa aplicação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e de REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura y dos Outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto