Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marli
dc.creatorSantos, Diovana Santos dos
dc.date.accessioned2018-05-21T14:20:34Z
dc.date.available2018-05-21T14:20:34Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13221
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work investigated the contributions of the computational simulations in the teaching of the greenhouse effect, in a municipal school in Dom Pedrito-RS. For this research, we first carried out the study of art on Information and Communication Technologies (ICT), more precisely the use of computational simulations, so we think of a Learning Unit (AU) anchored in the methodology of the Three Pedagogical Moments (TMP) for application With 20 students from the sixth year of elementary school (EF), aged between eleven and twelve. In the developed AU we made use of a virtual simulation, among other activities, that was the target of our research. Thus, we obtained as a result a greater interest of the students in the subject worked and the very questioning of the same ones regarding the use of technologies in room. It was evidenced, through this work, that through technological resources, in this case the simulation, there was a greater appropriation of knowledge, either through the realization of the experimentation script or the students' own dialogue in the classroom, in a moment of exchange Of information (Talk Wheel)eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulação virtualpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEfeito estufapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectContribuiçõespor
dc.subjectVirtual simulationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectGreenhouse effecteng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectContributionseng
dc.titleO uso de simulações no ensino de ciências: uma perspectiva para o ensino de efeito estufapor
dc.title.alternativeThe use of simulations in science teaching: a perspective for study effecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho investigou as contribuições das simulações computacionais no ensino da temática do Efeito estufa, em uma escola do municipal de município de Dom Pedrito-RS. Para esta pesquisa primeiramente realizamos o estudo da arte sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o uso de simulações computacionais, logo pensamos em uma Unidade de Aprendizagem (UA) ancorada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) para aplicação com 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental (EF), com idade entre onze e doze anos. Na UA desenvolvida fez-se uso de uma simulação virtual, entre outras atividades, que foi o alvo de nossa pesquisa. Assim, obtivemos como resultado um maior interesse dos alunos pela temática trabalhada e o próprio questionamento dos mesmos a respeito da utilização de tecnologias em sala. Evidenciou-se, com esse trabalho, que através dos recursos tecnológicos, neste caso a simulação, houve uma maior apropriação dos conhecimentos, seja pela realização do roteiro da experimentação, ou do próprio diálogo dos alunos em sala de aula, em um momento de troca de informações (Roda de Conversa).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto