dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Santos, Diovana Santos dos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T14:20:34Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T14:20:34Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13221 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work investigated the contributions of the computational simulations in the teaching of the
greenhouse effect, in a municipal school in Dom Pedrito-RS. For this research, we first carried out the
study of art on Information and Communication Technologies (ICT), more precisely the use of
computational simulations, so we think of a Learning Unit (AU) anchored in the methodology of the
Three Pedagogical Moments (TMP) for application With 20 students from the sixth year of elementary
school (EF), aged between eleven and twelve. In the developed AU we made use of a virtual
simulation, among other activities, that was the target of our research. Thus, we obtained as a result a
greater interest of the students in the subject worked and the very questioning of the same ones
regarding the use of technologies in room. It was evidenced, through this work, that through
technological resources, in this case the simulation, there was a greater appropriation of knowledge,
either through the realization of the experimentation script or the students' own dialogue in the
classroom, in a moment of exchange Of information (Talk Wheel) | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulação virtual | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Efeito estufa | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Contribuições | por |
dc.subject | Virtual simulation | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Greenhouse effect | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Contributions | eng |
dc.title | O uso de simulações no ensino de ciências: uma perspectiva para o ensino de efeito estufa | por |
dc.title.alternative | The use of simulations in science teaching: a perspective for study effect | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investigou as contribuições das simulações computacionais no ensino da temática do
Efeito estufa, em uma escola do municipal de município de Dom Pedrito-RS. Para esta pesquisa
primeiramente realizamos o estudo da arte sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC), mais precisamente o uso de simulações computacionais, logo pensamos em uma Unidade de
Aprendizagem (UA) ancorada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) para aplicação
com 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental (EF), com idade entre onze e doze anos. Na UA
desenvolvida fez-se uso de uma simulação virtual, entre outras atividades, que foi o alvo de nossa
pesquisa. Assim, obtivemos como resultado um maior interesse dos alunos pela temática trabalhada
e o próprio questionamento dos mesmos a respeito da utilização de tecnologias em sala.
Evidenciou-se, com esse trabalho, que através dos recursos tecnológicos, neste caso a simulação,
houve uma maior apropriação dos conhecimentos, seja pela realização do roteiro da experimentação,
ou do próprio diálogo dos alunos em sala de aula, em um momento de troca de informações (Roda de
Conversa). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |