dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Santos, Verônica Oliveira dos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T15:05:20Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T15:05:20Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The use of technological resources in the academic environment is growing more and to keep up-todate
in this respect, higher education institutions seek to differentiate themselves with the new digital
technologies, in order to stimulate teaching in the classroom. In this way, the challenge arises of inserting
tools that are in accordance with this educational demand and that stand out as a key factor of this
differentiation. Public or private educational institutions must be aware of the continuous changes in
digital technologies, as well as the adherence of new tools and processes, making them more effective.
With this purpose, technologies seek the process of learning and coordination of essential factors to the
development and achievement of effective teaching results. In this sense, this article has the objective
to approach the opinion of the professors of a business administration course, about the expectations
regarding the importance of the digital technologies used. For this, a research was developed through
a case study. The information about the importance of the digital technologies used in the classroom
was obtained through a questionnaire based on the foundations of the SERVQUAL tool with the use of
quality dimensions in services: reliability, security, empathy and tangible aspects. As a result, there was a positive perception of the interviewees. The teachers have a favorable environment to use digital
technologies, but they need a greater stimulus from the institution. It is noticed that almost 30% of the
interviewees understand that the institution treats as unimportant the receipt of training for the insertion
of new technologies in the classroom. In the comparison between expectation and perception, it was
verified that teachers are receptive to the use of new digital technologies in the classroom, what they
need is to receive more training and incentives from the institution to effectively use these digital
technologies in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.title | A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas | por |
dc.title.alternative | The importance of digital technologies used in higher education in business administration | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A utilização de recursos tecnológicos no ambiente acadêmico cresce cada vez mais e para manteremse
atualizadas nesse quesito as instituições de ensino superior buscam diferenciar-se com as novas
tecnologias digitais, no intuito de dinamizar o ensino em sala de aula. Dessa forma surge o desafio de
inserir ferramentas que estejam de acordo com essa demanda de ensino e que se destaque como fator
chave dessa diferenciação. As instituições de ensino públicas ou privadas, devem estar atentas às
mudanças contínuas nas tecnologias digitais, bem como à adesão de novas ferramentas e processos
tornando-os mais efetivos. Com esse propósito, as tecnologias buscam o processo de aprendizagem e
coordenação de fatores essenciais ao desenvolvimento e obtenção dos resultados de um ensino
efetivo. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo abordar a opinião dos professores de um curso de
administração de empresas no quesito expectativas em relação a importância das tecnologias digitais
utilizadas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa através de um estudo de caso. As informações
referentes à importância das tecnologias digitais utilizadas em sala de aula foram obtidas através de
um questionário baseado nos fundamentos da ferramenta SERVQUAL com o uso das dimensões da
qualidade em serviços: confiabilidade, segurança, empatia e aspectos tangíveis. Como resultado,
verificou-se uma percepção positiva por parte dos entrevistados. Os docentes possuem um ambiente
favorável a utilização das tecnologias digitais, mas necessitam de um maior estímulo por parte da
instituição. Percebe-se que quase 30% dos entrevistados entendem que a instituição trata como pouco
importante o recebimento de capacitações para a inserção de novas tecnologias em sala de aula. Na
comparação entre expectativa e percepção verificou-se que os docentes são receptivos a utilização
das novas tecnologias digitais em sala de aula, o que necessitam é receber mais capacitações e
estímulos por parte da instituição para efetiva utilização destas tecnologias digitais em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |