Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorSantos, Verônica Oliveira dos
dc.date.accessioned2018-05-21T15:05:20Z
dc.date.available2018-05-21T15:05:20Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe use of technological resources in the academic environment is growing more and to keep up-todate in this respect, higher education institutions seek to differentiate themselves with the new digital technologies, in order to stimulate teaching in the classroom. In this way, the challenge arises of inserting tools that are in accordance with this educational demand and that stand out as a key factor of this differentiation. Public or private educational institutions must be aware of the continuous changes in digital technologies, as well as the adherence of new tools and processes, making them more effective. With this purpose, technologies seek the process of learning and coordination of essential factors to the development and achievement of effective teaching results. In this sense, this article has the objective to approach the opinion of the professors of a business administration course, about the expectations regarding the importance of the digital technologies used. For this, a research was developed through a case study. The information about the importance of the digital technologies used in the classroom was obtained through a questionnaire based on the foundations of the SERVQUAL tool with the use of quality dimensions in services: reliability, security, empathy and tangible aspects. As a result, there was a positive perception of the interviewees. The teachers have a favorable environment to use digital technologies, but they need a greater stimulus from the institution. It is noticed that almost 30% of the interviewees understand that the institution treats as unimportant the receipt of training for the insertion of new technologies in the classroom. In the comparison between expectation and perception, it was verified that teachers are receptive to the use of new digital technologies in the classroom, what they need is to receive more training and incentives from the institution to effectively use these digital technologies in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectNew technologieseng
dc.titleA importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresaspor
dc.title.alternativeThe importance of digital technologies used in higher education in business administrationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA utilização de recursos tecnológicos no ambiente acadêmico cresce cada vez mais e para manteremse atualizadas nesse quesito as instituições de ensino superior buscam diferenciar-se com as novas tecnologias digitais, no intuito de dinamizar o ensino em sala de aula. Dessa forma surge o desafio de inserir ferramentas que estejam de acordo com essa demanda de ensino e que se destaque como fator chave dessa diferenciação. As instituições de ensino públicas ou privadas, devem estar atentas às mudanças contínuas nas tecnologias digitais, bem como à adesão de novas ferramentas e processos tornando-os mais efetivos. Com esse propósito, as tecnologias buscam o processo de aprendizagem e coordenação de fatores essenciais ao desenvolvimento e obtenção dos resultados de um ensino efetivo. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo abordar a opinião dos professores de um curso de administração de empresas no quesito expectativas em relação a importância das tecnologias digitais utilizadas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa através de um estudo de caso. As informações referentes à importância das tecnologias digitais utilizadas em sala de aula foram obtidas através de um questionário baseado nos fundamentos da ferramenta SERVQUAL com o uso das dimensões da qualidade em serviços: confiabilidade, segurança, empatia e aspectos tangíveis. Como resultado, verificou-se uma percepção positiva por parte dos entrevistados. Os docentes possuem um ambiente favorável a utilização das tecnologias digitais, mas necessitam de um maior estímulo por parte da instituição. Percebe-se que quase 30% dos entrevistados entendem que a instituição trata como pouco importante o recebimento de capacitações para a inserção de novas tecnologias em sala de aula. Na comparação entre expectativa e percepção verificou-se que os docentes são receptivos a utilização das novas tecnologias digitais em sala de aula, o que necessitam é receber mais capacitações e estímulos por parte da instituição para efetiva utilização destas tecnologias digitais em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto