dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Ferraz, Simone Tonatto | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T11:01:45Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T11:01:45Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13228 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article aims to show all the data analysis obtained through the validation of a Learning Object
(LO) entitled “Mathematics in Brazilian Sing Language: the Four Mathematical Operations” about its
accessibility. The testing was performed with deaf individuals who attended the first years of
elementary school in Santa Maria, RS. The results were obtained through a qualitative approach of
exploratory kind. Besides, the observation of the involved ones, it was also used mixed questionnaires
for the students and a questionnaire with opened questions for the teacher / translator of Brazilian
Sing Language, who teaches Mathematics. The results of this validation, as well as, the developing
process of this learning object pointed, in addition of being an interesting tool for the students, it was
realized being also effective to the teacher / translator of Brazilian Sing Language who teaches
Mathematics. Because this approach is able to enrich his/her practice and make it funnier, more
entertaining and interactive helping in the build of mathematics knowledge of the students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | Learning object | eng |
dc.subject | Brazilian sign language | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.title | Objeto virtual de aprendizagem com acessibilidade em libras: possibilidades para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas | por |
dc.title.alternative | Virtual learning goal with accessibility in brazilian sing language: possibilities of teaching and learning of the four mathematical operations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo apresentar a análise de dados obtidos através da validação de um Objeto
de Aprendizagem (OA) intitulado “Matemática em LIBRAS: as Quatro Operações”, com relação à sua
acessibilidade. A testagem foi realizada com sujeitos surdos, que frequentam os anos iniciais do
Ensino Fundamental, de uma escola especial do município de Santa Maria/RS. Para obtenção dos
resultados, foi utilizada a abordagem qualitativa, do tipo Exploratória. Além da observação
participante, também foram utilizados questionários mistos para os alunos e um questionário
contendo perguntas abertas para o professor/intérprete de LIBRAS, que ministra o conteúdo de
Matemática. Os resultados desta validação, bem como o processo de desenvolvimento do objeto de
aprendizagem apontam que, além de apresentar-se como uma ferramenta interessante para o aluno,
mostrou-se eficaz também para o trabalho do professor/intérprete de LIBRAS, que ministra a
disciplina de Matemática, pois ele é capaz de enriquecer sua prática e torná-la mais divertida, atrativa
e interativa, auxiliando assim na construção dos conhecimentos matemáticos de seus educandos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |