Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorFerraz, Simone Tonatto
dc.date.accessioned2018-05-22T11:01:45Z
dc.date.available2018-05-22T11:01:45Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13228
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article aims to show all the data analysis obtained through the validation of a Learning Object (LO) entitled “Mathematics in Brazilian Sing Language: the Four Mathematical Operations” about its accessibility. The testing was performed with deaf individuals who attended the first years of elementary school in Santa Maria, RS. The results were obtained through a qualitative approach of exploratory kind. Besides, the observation of the involved ones, it was also used mixed questionnaires for the students and a questionnaire with opened questions for the teacher / translator of Brazilian Sing Language, who teaches Mathematics. The results of this validation, as well as, the developing process of this learning object pointed, in addition of being an interesting tool for the students, it was realized being also effective to the teacher / translator of Brazilian Sing Language who teaches Mathematics. Because this approach is able to enrich his/her practice and make it funnier, more entertaining and interactive helping in the build of mathematics knowledge of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectLearning objecteng
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleObjeto virtual de aprendizagem com acessibilidade em libras: possibilidades para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticaspor
dc.title.alternativeVirtual learning goal with accessibility in brazilian sing language: possibilities of teaching and learning of the four mathematical operationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo apresentar a análise de dados obtidos através da validação de um Objeto de Aprendizagem (OA) intitulado “Matemática em LIBRAS: as Quatro Operações”, com relação à sua acessibilidade. A testagem foi realizada com sujeitos surdos, que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola especial do município de Santa Maria/RS. Para obtenção dos resultados, foi utilizada a abordagem qualitativa, do tipo Exploratória. Além da observação participante, também foram utilizados questionários mistos para os alunos e um questionário contendo perguntas abertas para o professor/intérprete de LIBRAS, que ministra o conteúdo de Matemática. Os resultados desta validação, bem como o processo de desenvolvimento do objeto de aprendizagem apontam que, além de apresentar-se como uma ferramenta interessante para o aluno, mostrou-se eficaz também para o trabalho do professor/intérprete de LIBRAS, que ministra a disciplina de Matemática, pois ele é capaz de enriquecer sua prática e torná-la mais divertida, atrativa e interativa, auxiliando assim na construção dos conhecimentos matemáticos de seus educandos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto