dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Gonçalves, Nathalie Suelen do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T11:35:37Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T11:35:37Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13229 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description | Título alterado para: Jogo das formas: uma proposta de objeto de aprendizagem para crianças de 2 a 3 anos | por |
dc.description.abstract | This work aims to infer if the use of information technology as a form of teaching-learning complementation can influence and help in the identification of basic geometric forms and slight indication of primary colors in early childhood education. The target audience are children ranging from 2 to 4 years of maternal and jardim classes. A learning object was developed in the form of a game, applied and observed in the classes mentioned in a tablet. This article describes the stages of development along with the interfaces and applied heuristics so that the resource is as suitable as possible for students. At the end, in the results, an analysis is performed on the application of the learning object in the groups of students and the conclusion of the present research | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Jogo educacional | por |
dc.subject | Learning object | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Educational game | eng |
dc.title | Jogo das formas: uma proposta de objeto de aprendizagem para crianças da pré-escola | por |
dc.title.alternative | Game of the forms: a teaching purpose proposal for pre-school children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa inferir se a utilização de tecnologia da informação como forma de complementação de ensino-aprendizagem pode influenciar e ajudar na identificação de formas geométricas básicas e ligeira indicação das cores primárias na educação infantil. O público-alvo são crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de turmas do maternal e jardim. Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem em forma de jogo, aplicado e observado nas turmas referidas em um tablet. Este artigo descreve as fases do desenvolvimento juntamente com as interfaces e as heurísticas aplicadas para que o recurso seja o mais adequado possível para os alunos. Ao final, nos resultados, é realizada uma análise sobre a aplicação do objeto de aprendizagem nos grupos de alunos e a conclusão da presente pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |