dc.contributor.advisor | Pertile, Solange de Lurdes | |
dc.creator | Garcia, Tatiane Graziela Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T11:59:23Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T11:59:23Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13230 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article aimed to verify the use of the technologies, more precisely the TICS, in the practices of the attendance of students with disabilities in the ESA, of a state school in the city of São Gabriel. The work was based on the quantitative paradigm, direct contact with the participant.The methodological procedure was the case study. The data collection was performed through a semi-structured interview, recorded in audio and later transcribed. The subjects participating in this study were two special educators responsible for attending the ESA, at a state school in the municipality of São Gabriel, who participated voluntarily in the study. The results showed that the teachers use ICTs in their practices, and the technology has added and transformed the forms of attendance, making the practices accessible and geared to the needs of each student. It is concluded, therefore, that using technology as a learning tool is extremely important, because if we are in the digital age, in the era of technology, we must use it as a function of learning, since we have seen how much it can help these subjects , Both in the cognitive and social fields. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.title | O uso das Tics na prática do atendimento educacional especializado (AEE) | por |
dc.title.alternative | The use of tics in the practice of specialized educational care (ESA) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo verificar o uso das tecnologias, mais precisamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE), de uma escola estadual do município de São Gabriel. O trabalho esteve alicerçado no paradigma quantitativo, contato direto com o participante. O procedimento metodológico foi o estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio e posteriormente transcritas. Os sujeitos participantes deste estudo foram duas Educadoras Especiais responsáveis pelos atendimentos no AEE, em uma escola estadual do município de São Gabriel, que participaram de forma voluntária do estudo. Os resultados apontaram que as professoras utilizam em sua práticas as TICS, e a tecnologia veio somar e transformar os moldes dos atendimentos, tornando as práticas acessíveis e voltadas as necessidades de cada aluno. Conclui-se, portanto, que usar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem é extremamente importante, pois se estamos na era digital, na era da tecnologia, devemos utilizá-la em função da aprendizagem, uma vez que vimos o quanto ela pode auxiliar estes sujeitos, seja no campo cognitivo quanto no social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |