Análise do modelo de planejamento estratégico utilizado em empresa de transporte coletivo urbano de Santa Maria - RS
Resumo
As organizações interpretadas como sistemas abertos, atuam em ambientes
dinâmicos e têm que se adaptar às condições destes para continuar a existir e lograr
sucesso. Para tanto, torna premente a necessidade de elaborarem processos formais, no
entanto flexíveis, de planejamento estratégico a fim de melhor gerenciar o processo
administrativo, gerando resultado para toda a organização. O planejamento estratégico é
importante por diversos fatores, especialmente porque possibilita antecipar os eventos e
as respostas às ameaças e oportunidades que o ambiente impõe. A literatura sobre
planejamento estratégico é ampla e apresenta diversos modelos de elaboração e
implementação de estratégias, que trazem perspectivas distintas (Stoner, 1985; Oliveira,
1997; Andrews, 1980; Ackoff, 1976; Lorange, & Vancil, 1976; Ansoff 1965; Mintzberg,
1973; Porter, 1986; Cunha, 1995; Mintzberg & Quinn, 1992; Certo e Peter, 1993; Gluck,
Kaufman & Walleck, 1980; Almeida, 2003; dentre outros). Estes modelos definem as
etapas do processo de planejamento estratégico, bem como diferentes abordagens para a
sua aplicação. Os modelos de planejamento estratégico formal foram sendo adaptados e
melhorados ao longo dos anos pelos pesquisadores da Administração Estratégica que,
inserindo novas variáveis e abordagens, adequaram os modelos de planejamento aos
ambientes cada vez mais turbulentos e imprevisíveis que se apresentam ao mundo
empresarial. Ao mesmo tempo, buscando continuamente explicitar as relações entre o
planejamento, sua implantação e os resultados obtidos. Porém, a escolha de um modelo
de planejamento estratégico e sua abordagem de implementação adequada para uma
empresa dependerá de fatores como o tamanho, a diversidade das operações, a estrutura
organizacional, a filosofia, o estilo de gestão, o tipo de indústria, entre outros.
O presente trabalho descreve e analisa o modelo de planejamento estratégico
adotado por uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Santa Maria – RS.
Para isto, busca evidenciar em modelos teóricos: correlações e diferenciações entre si -,
para depois compara-los com o modelo prático. Como na literatura existe uma infinidade
de modelos de planejamento estratégico, escolheu-se dois deles - um internacional, e um
nacional - compostos de fases complementares e diferenciadas. Para isso, é apresentado
o arcabouço teórico do modelo de Oliveira (1997) e Stoner (1985).