Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Luiz Carlos Pistóia de
dc.creatorPozzobon, Daniela Maria
dc.date.accessioned2018-05-22T12:35:05Z
dc.date.available2018-05-22T12:35:05Z
dc.date.issued2004-08
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13232
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gerenciamento Estratégico Financeiro - MBA, RS, 2004.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectModelos de planejamento estratégicopor
dc.titleAnálise do modelo de planejamento estratégico utilizado em empresa de transporte coletivo urbano de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGerenciamento Estratégico e Financeiro - MBApor
dc.description.resumoAs organizações interpretadas como sistemas abertos, atuam em ambientes dinâmicos e têm que se adaptar às condições destes para continuar a existir e lograr sucesso. Para tanto, torna premente a necessidade de elaborarem processos formais, no entanto flexíveis, de planejamento estratégico a fim de melhor gerenciar o processo administrativo, gerando resultado para toda a organização. O planejamento estratégico é importante por diversos fatores, especialmente porque possibilita antecipar os eventos e as respostas às ameaças e oportunidades que o ambiente impõe. A literatura sobre planejamento estratégico é ampla e apresenta diversos modelos de elaboração e implementação de estratégias, que trazem perspectivas distintas (Stoner, 1985; Oliveira, 1997; Andrews, 1980; Ackoff, 1976; Lorange, & Vancil, 1976; Ansoff 1965; Mintzberg, 1973; Porter, 1986; Cunha, 1995; Mintzberg & Quinn, 1992; Certo e Peter, 1993; Gluck, Kaufman & Walleck, 1980; Almeida, 2003; dentre outros). Estes modelos definem as etapas do processo de planejamento estratégico, bem como diferentes abordagens para a sua aplicação. Os modelos de planejamento estratégico formal foram sendo adaptados e melhorados ao longo dos anos pelos pesquisadores da Administração Estratégica que, inserindo novas variáveis e abordagens, adequaram os modelos de planejamento aos ambientes cada vez mais turbulentos e imprevisíveis que se apresentam ao mundo empresarial. Ao mesmo tempo, buscando continuamente explicitar as relações entre o planejamento, sua implantação e os resultados obtidos. Porém, a escolha de um modelo de planejamento estratégico e sua abordagem de implementação adequada para uma empresa dependerá de fatores como o tamanho, a diversidade das operações, a estrutura organizacional, a filosofia, o estilo de gestão, o tipo de indústria, entre outros. O presente trabalho descreve e analisa o modelo de planejamento estratégico adotado por uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Santa Maria – RS. Para isto, busca evidenciar em modelos teóricos: correlações e diferenciações entre si -, para depois compara-los com o modelo prático. Como na literatura existe uma infinidade de modelos de planejamento estratégico, escolheu-se dois deles - um internacional, e um nacional - compostos de fases complementares e diferenciadas. Para isso, é apresentado o arcabouço teórico do modelo de Oliveira (1997) e Stoner (1985).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples