dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T14:31:27Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T14:31:27Z | |
dc.date.issued | 2004-06-08 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13235 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | As lessons exclusively theoretical are insufficient for a good learning
of the content of Biology in the high school and among a lot of techniques
that complement classes, the practical, if well worked activity, is one in the
best ways of complementing the theory. But these activities can’t be
adopted for many schools due to the elevated cost of the materials and the
lack of laboratories. The present study is proposed to look for alternative
materials with low cost, as the disposable ones, that could substitute the
expensive materials of laboratory (Beckers, pipettes, etc.), and to provide
with the valorization of the residues, through the reuse of materials, the
development of an environmental education in the school. Also intended to
show that most of the activities can be developed in the own classroom,
proving that it is possible to adopt practical classes in any school, with any
economic structure. Through the theoretical lessons, it was sought, still, to
explore the importance of an up-to-date class and dynamic front to the
student's learning and, thus, to motivate the teachers adopts it them. Some
materials as microscope, reagents and you would glaze to be warm, they
can’t be substituted, but the activities are few where they are necessary,
what lacks is the incentive in the schools so that the teacher comes to
improve its didacticism, since such method was approved by students, when
applied in the State School Manoel Ribas, of Santa Maria/RS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Materiais alternativos em auxílio à educação ambiental para aplicação de práticas no ensino médio de biologia | por |
dc.title.alternative | Alternative materials in aid to the environmental education for application of practices in the medium teaching of biology | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Partindo-se da certeza de que aulas exclusivamente teóricas são
insuficientes para um bom aprendizado do conteúdo de Biologia do ensino
médio e, de que, entre muitas técnicas que complementam tais aulas, a
atividade prática, se bem trabalhada, é uma das melhores formas de se
complementar a teoria, mas que, tais atividades não podem ser adotadas por
muitas escolas devido ao custo elevado dos materiais e a falta de
laboratórios, o presente estudo se propôs a buscar materiais alternativos de
baixo custo, como os descartáveis, que pudessem substituir os materiais
caros de laboratório (Beckers, pipetas, etc.), e proporcionar com a valoração
dos resíduos, através da reutilização de materiais, o desenvolvimento de
uma educação ambiental na escola. Também se propôs a mostrar que a
maioria das atividades pode ser desenvolvida na própria sala de aula,
provando que é possível adotar aulas práticas em qualquer escola, com
qualquer estrutura econômica. Através da fundamentação teórica, procurouse,
ainda, explorar a importância de uma aula atualizada e dinâmica frente
ao aprendizado do aluno e, assim, incentivar os professores a adotá-las.
Concluiu-se que alguns materiais como microscópio, reagentes e vidrarias a
ser aquecidas, não podem ser substituídos, mas são poucas as atividades em
que estes são necessários, o que falta é incentivo nas escolas para que o
professor venha aperfeiçoar sua didática, já que tal método foi aprovado por
alunos, quando aplicado na Escola E. Manoel Ribas, de Santa Maria/RS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |