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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.date.accessioned2018-05-22T14:31:27Z
dc.date.available2018-05-22T14:31:27Z
dc.date.issued2004-06-08
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13235
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004.por
dc.description.abstractAs lessons exclusively theoretical are insufficient for a good learning of the content of Biology in the high school and among a lot of techniques that complement classes, the practical, if well worked activity, is one in the best ways of complementing the theory. But these activities can’t be adopted for many schools due to the elevated cost of the materials and the lack of laboratories. The present study is proposed to look for alternative materials with low cost, as the disposable ones, that could substitute the expensive materials of laboratory (Beckers, pipettes, etc.), and to provide with the valorization of the residues, through the reuse of materials, the development of an environmental education in the school. Also intended to show that most of the activities can be developed in the own classroom, proving that it is possible to adopt practical classes in any school, with any economic structure. Through the theoretical lessons, it was sought, still, to explore the importance of an up-to-date class and dynamic front to the student's learning and, thus, to motivate the teachers adopts it them. Some materials as microscope, reagents and you would glaze to be warm, they can’t be substituted, but the activities are few where they are necessary, what lacks is the incentive in the schools so that the teacher comes to improve its didacticism, since such method was approved by students, when applied in the State School Manoel Ribas, of Santa Maria/RS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleMateriais alternativos em auxílio à educação ambiental para aplicação de práticas no ensino médio de biologiapor
dc.title.alternativeAlternative materials in aid to the environmental education for application of practices in the medium teaching of biologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoPartindo-se da certeza de que aulas exclusivamente teóricas são insuficientes para um bom aprendizado do conteúdo de Biologia do ensino médio e, de que, entre muitas técnicas que complementam tais aulas, a atividade prática, se bem trabalhada, é uma das melhores formas de se complementar a teoria, mas que, tais atividades não podem ser adotadas por muitas escolas devido ao custo elevado dos materiais e a falta de laboratórios, o presente estudo se propôs a buscar materiais alternativos de baixo custo, como os descartáveis, que pudessem substituir os materiais caros de laboratório (Beckers, pipetas, etc.), e proporcionar com a valoração dos resíduos, através da reutilização de materiais, o desenvolvimento de uma educação ambiental na escola. Também se propôs a mostrar que a maioria das atividades pode ser desenvolvida na própria sala de aula, provando que é possível adotar aulas práticas em qualquer escola, com qualquer estrutura econômica. Através da fundamentação teórica, procurouse, ainda, explorar a importância de uma aula atualizada e dinâmica frente ao aprendizado do aluno e, assim, incentivar os professores a adotá-las. Concluiu-se que alguns materiais como microscópio, reagentes e vidrarias a ser aquecidas, não podem ser substituídos, mas são poucas as atividades em que estes são necessários, o que falta é incentivo nas escolas para que o professor venha aperfeiçoar sua didática, já que tal método foi aprovado por alunos, quando aplicado na Escola E. Manoel Ribas, de Santa Maria/RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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