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dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorPereira, Érico Felden
dc.date.accessioned2018-05-24T12:17:18Z
dc.date.available2018-05-24T12:17:18Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13240
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2005.por
dc.description.abstractReaction time is considered an important motor ability and, along with a few others, makes up a motor bottom line that allows people to perform more complex movement tasks either with a lower or higher performance level. The relationship between motor abilities and the execution of elaborate movements hinges on factors such as the movement specific aspects and on the performer’s learning level. This study inquired into the relationship as between the outcomes of both simple and choice reaction times and the motor performance of the crawl swimming style. A group of 57 young people, ranked in the beginning, intermediate and advanced learning levels, was sampled. For the swimming style assessment, a test that allows for evaluating and scoring technical performance was applied. The assessment of reaction times was done by software that measures the time lag between a given visual stimulus and the release of a given key previously pressed by a finger on the keyboard. For comparisons across groups, at a p<0.05 significance level, descriptive statistics, a Spearman correlation test as between the swimming style performances and their reaction times, as well as a one-way ANOVA and a Tukey post-hoc were applied. A statistically significant correlation between the style performance and the reaction time was found within the overall group. When learning levels were taking into account, this correlation was significant within the beginners (r = -0.845 and r = -0.850 for, respectively, simple and choice reaction time) and within the advanced (r = -0.471 for choice reaction time). The results point to the general importance of reaction time for the swimming performance, chiefly for that of beginners’ and advancers’. Moreover, they seem to bring out the likely existence of an incomplete motor programming in the initial phase of the swimming style. It is claimed, therefore, there would be need to search for new motor plans to improve coordination during the movement performance and to help meet both the structural and the environmental requirements of the task.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTempo de reação simplespor
dc.subjectTempo de reação de escolhapor
dc.subjectNataçãopor
dc.subjectSimple reaction timeeng
dc.subjectChoice reaction timeeng
dc.subjectSwimmingeng
dc.titleTempo de reação e o desempenho motor do nado crawl em diferentes estágios de aprendizagempor
dc.title.alternativeReaction time and the motor performance in crawl style in differents learning levelseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO tempo de reação considerado uma importante capacidade motora, forma, em conjunto com outras, uma base motora que permite as pessoas executarem tarefas de movimentos mais complexos com diferentes níveis de desempenho. A relação entre capacidades motoras e a realização de movimentos refinados depende de fatores como as especificidades do movimento e do estágio de aprendizagem do executante. Este estudo buscou investigar a relação entre os desempenhos nas avaliações dos tempos de reação simples e de escolha com o desempenho motor do nado crawl em um grupo de 57 jovens classificados nos estágios de aprendizagem iniciante, intermediário e avançado. Para avaliação do nado foi utilizado um teste que permite avaliar e pontuar o desempenho técnico do nado. A avaliação dos tempos de reação foi realizada através de um software que mede o tempo entre um estimulo visual e a retirada do dedo de uma tecla. Foi aplicada estatística descritiva, teste de correlação de Spearman entre os desempenhos do nado e dos tempos de reação e Análise de Variância ANOVA (one-way) com post-hoc de Tukey, para comparação entre grupos, considerando um nível de significância de p<0,05. Houve correlação estatisticamente significativa entre o desempenho do nado e tempo de reação no grupo geral. Considerando-se os estágios de aprendizagem houve correlação significativa no grupo iniciante - tempos de reação simples e de escolha - (r= -0,845 e r= -0,850) e avançado -tempo de reação de escolha - (r= -0,471). Os resultados apontam que o tempo de reação possui uma importância geral para o desempenho do nado, apresentando uma relevância maior nos grupos iniciante e avançado e remetem a possibilidade de uma programação motora incompleta no inicio do nado, havendo a necessidade da busca de novos planos motores para a coordenação durante a execução do movimento diante das exigências estruturais e ambientais da tarefa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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