dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Pereira, Cândice Avancini | |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T13:56:10Z | |
dc.date.available | 2018-05-24T13:56:10Z | |
dc.date.issued | 2004-06 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13244 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Recursos Humanos e Marketing, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present study is regarded to a survey of bibliographic and documental
character based on the editions of 2001, 2002 and 2003 of Exame’s magazine,
with the title of “100 best companies to work for”. There were selected thirty-one
companies in those editions, which point out as the best according to the
evaluation criteria used (four and five stars). By this was tried to discover if the
organizations have as main objectives to value the important human/intellectual
capital, and besides this other more specific questions as if the companies are
able to offer career opportunities and training, as well as to offer security and trust
on the management and offer the individual proud of work and of the company
and also detect if there is clean and open internal communication. Based on that
there were found literature thoughts and comprehensions whish believe in the
importance of investing and valuing the human being. In regards to the companies
was discovered that 48% (five stars) of them offer proud of work and of the
company and 77% (four stars) of them offer career opportunities and training.
These percentages are equal to the maximum of commitment of the organizations
in these criteria. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Capital humano/intelectual | por |
dc.subject | Organizações | por |
dc.subject | Gestão de pessoas | por |
dc.subject | Human/intellectual | eng |
dc.subject | Organizations | eng |
dc.subject | People management | eng |
dc.title | A valorização do capital humano/intelectual: o caso das “100 melhores empresas para você trabalhar” | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Recursos Humanos e Marketing | por |
dc.description.resumo | O presente estudo refere-se a uma pesquisa de caráter documental e
bibliográfica, baseada nas edições de 2001, 2002 e 2003 da revista Exame, com
o título de “100 melhores empresas para você trabalhar”. Assim, foram
selecionadas trinta e uma empresas, presentes nessas edições, que se
destacaram como as melhores, de acordo com o critério de avaliação utilizado
(quatro e cinco estrelas). Desse modo, buscou-se constatar se as organizações
têm como o seu objetivo maior valorizar o importante capital humano/intelectual
e, além disso, outras questões mais específicas, como inquirir se as empresas
estão aptas para oferecer oportunidades de carreira e treinamento, bem como
proporcionar segurança e confiança na gestão, além de propiciar ao indivíduo
orgulho do trabalho e da empresa, e, também, detectar se há clareza e abertura
na comunicação interna. Baseado nisso, encontrou-se na literatura pensamentos
e entendimentos que acreditam na importância de investir e valorizar o ser
humano. E em relação às empresas, constatou-se que 48% (cinco estrelas) delas
propiciam orgulho do trabalho e da empresa, e 77% (quatro estrelas) delas
oferecem oportunidades de carreira e treinamento. Essas percentagens
equivalem ao máximo de comprometimento das organizações nesses critérios. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |