A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
Resumo
O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo investigar os usos das plataformas online para a construção de celebridades da web através de um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, além de aprofundar os estudos acerca do processo de celebrificação, compreender o processo de construção da fama de Pam Gonçalves e identificar a contribuição dos valores do capital social para a formação de celebridades na rede. Para isso, a pesquisa baseia-se nos conceitos trazidos por Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) e França e Simões (2014). O trabalho apoiou-se em um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, com a combinação de alguns procedimentos metodológicos como a observação online das plataformas utilizadas pela booktuber e bem como os usos da rede, a análise dos valores do capital social presentes nos comentários dos vídeos selecionados, observação off-line na Bienal do Livro 2015 e a aplicação de um formulário para entender quem são os seguidores de Pam e por que eles a seguem. Como resultados, constatou-se que o processo de celebrificação na rede não se dá apenas como uma autoconstrução, pois depende do esforço pessoal da celebridade, mas também do respaldo do público que atribui a essa celebridade visibilidade, popularidade, reputação e autoridade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: