Compreensões das relações que os gestores estabelecem, em seus discursos, entre vínculos afetivos e a produção do conhecimento na escola
Abstract
Esta pesquisa foi realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de
Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), Gestão e Organização Escolar – Educação a Distância (EaD), a qual
integra a Linha de Pesquisa 1. Teve como tema “Gestão do pedagógico e vínculos
afetivos na escola”. A expectativa com este trabalho foi de ampliar dos
conhecimentos com relação aos assuntos já pesquisados “Vínculos Afetivos” e o
“Trabalho dos Professores”, porém, nesta oportunidade, com o foco nos discursos
de gestores (diretores e coordenadores) de algumas Escolas de Educação Infantil
da rede municipal de Santa Maria-RS. Acredita-se que o trabalho dos professoresgestores
possui relação direta com os vínculos afetivos, pois, ao estabelecer esses
vínculos afetivos com os estudantes, acontecerá a produção do conhecimento. Os
objetivos desta pesquisa foram, então, investigar como os gestores do pedagógico
caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes, na escola, e de que maneira
isso influi no cotidiano escolar; conhecer como os coordenadores e diretores
caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes no cotidiano da escola; e, por
último, descrever a importância dos vínculos afetivos, no trabalho desses gestores,
nas Escolas de Educação Infantil. Para desenvolver essa pesquisa optou-se por
realizar uma pesquisa qualitativa, configurando-a como um estudo de caso, no qual
foi realizada coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas
por Análise de Conteúdo. No decorrer dessa pesquisa foram encontrados autores
até então desconhecidos, que abordam o assunto “vínculos afetivos”, assim como
diferentes escritos sobre o tema. Conclui-se que as participantes da pesquisa
consideram importante estabelecer vínculos afetivos com estudantes e com a
comunidade escolar, que acabam por interferir na produção do conhecimento dos
estudantes e no bem estar de todos que trabalham nas escolas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: