dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Pires, Daniela Quartieri Simões | |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T12:17:52Z | |
dc.date.available | 2018-05-25T12:17:52Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13256 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This final work of graduate brings reflections on the importance of the role of coordinating education in the ongoing training of teachers working in elementary school for nine years in duration, with the inclusion of children aged 6 years in the first year. From this theme has been the general objective: to analyze the pedagogical coordination of mediation in the ongoing training of teachers of elementary education for nine years and its impact on educational work. In this sense, the specific objectives are: to identify and reflect on the difficulties encountered by teachers in their educational performance in the first years of elementary school for nine years, to identify before the inclusion of children of six years in elementary school, what time training continued are provided to teachers and what contributions it brings to the pedagogical practice. To support the discussions on this issue, we carried out a survey of theoretical frameworks are appropriate to the subject. This study is shown in the following chapters of the theoretical framework, entitled: The continuing education: A process of reflection and involvement of teachers in making teaching in Elementary nine years, a second chapter: The place of children and childhood in the organization of teaching Elementary nine years and the third: Legislation Elementary School for nine years and your organization in schools. The work was based mainly in Lebanon (2004), Veiga (2004), Alarcão (2001), Heywood (2004), Delgado and Müller (2005), new (1995), Lellis (2008) and Schön (1995). From the bibliographic review, carried out a field survey, by interview with questionnaire addressed to the teacher trainers and teachers in two schools, the public schools and two municipal municipality of Santa Maria / RS. The intention was to know and analyze the work of teaching and mediation of pedagogical coordination in the ongoing training of teachers of elementary education for nine years during the implementation of Law No. 11274, February 2006, which established the elementary school for nine years in duration, with the inclusion of children of six years. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental de nove anos | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Elementary school for nine years | eng |
dc.subject | Coordinating education | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | Os desafios do coordenador pedagógico na implementação do ensino fundamental de nove anos | por |
dc.title.alternative | The challenge of teaching coordinator in the implementation of primary education in nine years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho final de pós-graduação traz reflexões sobre a importância do papel da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores que atuam no ensino fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de 6 anos no primeiro ano. A partir dessa temática tem-se como objetivo geral: analisar a mediação da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores de ensino fundamental de nove anos e as repercussões no trabalho pedagógico. Neste sentido, os objetivos específicos são os seguintes: identificar e refletir sobre as dificuldades encontradas pelos professores em sua atuação docente no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos; identificar diante da inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental, quais momentos de formação continuada são proporcionados aos professores e que contribuições isso lhes traz para a prática pedagógica. Para embasar as reflexões em torno dessa questão, realizou-se uma pesquisa em referenciais teóricos, considerados adequados ao tema. Esse estudo é apresentado nos seguintes capítulos do referencial teórico, intitulado: A formação continuada: Um processo de reflexão e envolvimento no fazer pedagógico dos docentes no Ensino fundamental de nove anos; um segundo capítulo: O lugar da criança e da infância na organização do ensino Fundamental de nove anos e o terceiro: Legislação do Ensino Fundamental de nove anos e sua organização nas escolas. O trabalho foi embasado, principalmente, em Libâneo (2004), Veiga (2004), Alarcão (2001), Heywood (2004), Delgado e Müller (2005), Nóvoa (1995), Lelis (2008) e Schön (1995). A partir do estudo bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com questionário aplicado junto aos coordenadores pedagógicos e professores em duas escolas, da rede pública estadual e duas da rede municipal do município de Santa Maria/RS. A intenção foi conhecer e analisar o trabalho pedagógico e a mediação da coordenação pedagógica, na formação continuada dos professores de ensino fundamental de nove anos durante a implementação da Lei nº 11.274, de fevereiro de 2006, que instituiu o Ensino Fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de seis anos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |