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dc.creatorLopes, Rodrigo Oliveira
dc.date.accessioned2018-05-29T13:50:57Z
dc.date.available2018-05-29T13:50:57Z
dc.date.issued2017-02-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13266
dc.description.abstractThe comprehension of atomic models is a very importante fator to understand a variety of concepts associated to the field of natural sciences. Adding to this, the fact that chemistry teachers have many difficulties during their activities when they have to teach this subject in classroom is a common problem. It is also a fact that high school students often show limitations in understanding the scientific concepts required by this subject and, therefore, there is an urgente necessity in developing methodologies which could improve the traditional teacher work when in classroom. Bearing this in mind, this work aims to investigate how didactic activities based on series of experiments can augment the conceptual acquisition and the evolution of thought about atoms in high school students. The actual research problem to be analyzed here i show and under what ways, series of experimentations can potentialize the evolution of individuals regarding the concepts of atomic models. To carry that out, a study has been made with a group of students in a private school in the city of Santa Maria – RS, according to action research methods involving the conceptual theory profile proposed by Eduardo Mortimer. Three student grupos (A,B and C) and the project activities happened in four distinct moments: a pretest, a regular background lecture, the experiments and a posttest according to Brazilian educational standards. The experiments used optical spectroscopy to discuss atomic models. Pretests, individual lab notebooks, class quizzes and posttests allowed to evaluate the students and the method. The analysis allowed to conclude that the students showed considerable development in acquisition of concepts since they showed to reach more advanced levels of understanding of atomic models showing the potential of the proposed teaching method. It was also possible to assess that even reaching higher levels of understanding of atomic models, it is difficult for students to abandon noncientific zones like sensorialism and substantialism. This brings about the need of improvement of further classroom methods which allow the students to outcome nonscientific conceptions. This proposal, however, has great potential to be used as standard for the students to reach the fourth conceptual zone, which is the quantum states of simple atoms.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de átomopor
dc.subjectPerfil conceitualpor
dc.subjectEvolução conceitualpor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEspectroscopiapor
dc.subjectTeaching of atomeng
dc.subjectConceptual profileeng
dc.subjectConceptual evolutioneng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectEspectroscopyeng
dc.titleA evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicaspor
dc.title.alternativeThe conceptual evolution of atom through spectroscopic experimental activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA compreensão dos modelos atômicos é um fator preponderante para o entendimento de uma enorme gama de conceitos associados à área de Ciências Naturais. De forma dissonante a este discurso, é de conhecimento comum que professores de Química têm grandes dificuldades durante sua atividade no que diz respeito ao ensino deste tópico. Fato é que os estudantes de Ensino Médio (EM) apresentam limitações na compreensão do assunto, logo há uma urgente necessidade em se pensar metodologias que superem as práticas docentes tradicionalmente empregadas em nossas salas de aula. Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo investigar como atividades didáticas baseadas em experimentos podem potencializar a evolução conceitual sobre o átomo em estudantes concluintes do EM. Sendo assim, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: como e em que medida a experimentação pode potencializar a evolução do perfil conceitual do átomo? Para isso, foi realizado um estudo sobre a evolução do perfil conceitual de átomo, no qual um grupo de estudantes participou de um projeto de ensino, que por meio de atividades experimentais, visava o ensino dos modelos atômicos. Realizado no contexto de uma escola particular de Educação Básica na cidade de Santa Maria - RS esta pesquisa deu-se segundo a perspectiva da pesquisa-ação, ao passo que o pesquisador atuava como professor destes estudantes. A fundamentação conceitual da pesquisa apoiou-se na noção de perfil conceitual proposta por Eduardo Mortimer. Participaram da proposta estudantes de terceiro ano do EM, que foram organizados em três grupos, aqui chamados de A, B e C e as atividades do projeto ocorreram em quatro momentos distintos: pré-teste; aula expositiva sobre os requisitos conceituais; realização dos experimentos; pós-teste. Os experimentos realizados utilizaram uma abordagem sob o viés da espectroscopia para discutir os modelos atômicos. Já a coleta de dados para a pesquisa ocorreu a partir da análise dos pré-testes, cadernos de experimentos, pós-testes e diários da prática pedagógica, elaborados pelo professor. Após a análise dos resultados pode-se evidenciar que os alunos apresentaram considerável evolução conceitual, já que demonstraram ter desenvolvido aprendizagens sobre os estágios mais avançadas do perfil conceitual do átomo. Concluiu-se também que mesmo aprimorando as concepções mais avançadas do perfil do átomo, os alunos não abandonaram totalmente as zonas não científicas, como sensorialismo e substancialismo. Diante disso, a partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que a proposta deve ser aperfeiçoada, a fim de superar as dificuldades encontradas durante o trabalho, principalmente no sentido de propiciar aos alunos a superação das concepções não científicas que integram o perfil do átomo. Por fim, acredita-se que esta proposta tenha grande potencial para possibilitar a evolução conceitual, com ênfase à quarta zona do perfil conceitual, o estágio quântico do átomo.por
dc.contributor.advisor1Lüdke, Everton
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399842157129152por
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilberto Orengo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3128561437415578por
dc.contributor.referee2Folmer, Vanderlei
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135232309980269por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8957392721068298por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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