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dc.contributor.advisorSangioni, Luis Antonio
dc.creatorOliveira, Emir Dirlan Lima de
dc.date.accessioned2018-05-30T11:25:15Z
dc.date.available2018-05-30T11:25:15Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13271
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study is intended to evaluate the participation and perception of health professionals who are part of Santa Maria's ESF team and residents of the UFSM 'Integrated Multiprofessional Residency Program in Public Health System with emphasis on Primary Care / ESF (PRMISPS-AB) about the School Health Program (PSE). In addition, it was aimed to establish comparisons between health units which have residents and units that do not receive these professionals. This is a cross-sectional quantitative study with questionnaire application which was structured by the researchers. Data analysis was performed using SPSS software, version 20. Initially, a descriptive analysis was performed (absolute and relative freq.), and association tests were subsequently applied. The results showed a considerable workers number are not involved on the program. It has been found units with larger actions frequency and participation were the ones which have PRMISPS-AB residents. The majority evaluated the trainings number offered as very few / few as well as general conditions quality as regular. It was noticed an ESF low participation in the schools Political Pedagogical Project elaboration. High School and EJA are the educational levels where less PSE actions are carried out. The financial and material resources lack was the most cited problem for the actions development. So it is necessary to promote professionals commitment with the program, systematized dialogue between the parties and finally to foment intersectoriality, indeed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectColaboração intersetorialpor
dc.subjectSaúde escolarpor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectIntersectoral collaborationeng
dc.subjectSchool healtheng
dc.subjectUnified health systemeng
dc.titlePrograma saúde na escola em Santa Maria/RS: avaliação e percepção de profissionais da saúde atuantes em ESFpor
dc.title.alternativeSchool health program in Santa Maria/RS: ESF professional’s evaluation and perceptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a percepção dos profissionais da saúde que compõem equipes de ESF de Santa Maria/RS e residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde com ênfase em Atenção Básica/ESF (PRMISPS-AB) da UFSM em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE). Além disso, visou-se estabelecer comparações entre as unidades de saúde que contam com residentes e as unidades que não recebem esses profissionais. Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo, com aplicação de questionário estruturado e elaborado pelos pesquisadores. A análise dos dados se deu por meio do software SPSS, versão 20. Inicialmente foi realizada uma análise descritiva (freq. absoluta e relativa), sendo posteriormente aplicados testes de associação. Os resultados demonstraram que uma quantidade considerável de servidores não está envolvida no programa. Verificou-se que a participação nas ações e a frequência com que a equipe realiza as atividades foram maiores nas unidades onde tem residentes do PRMISPS-AB. A maioria avaliou a quantidade das capacitações oferecidas como muito pouco/pouco, bem como a qualidade das capacitações como regular. Percebeu-se uma baixa participação das ESF na construção do Projeto Político Pedagógico das escolas. O Ensino Médio e o EJA são os níveis de ensino onde menos são realizadas ações do PSE. A falta de recursos financeiros e materiais foi o problema mais citado para desenvolvimento das ações. Portanto, faz-se necessário promover o comprometimento dos profissionais com o programa, o diálogo sistematizado entre as partes e, por fim, a intersetorialidade, de fato.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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