Ação do gestor escolar frente ao desenvolvimento do programa “Escola Nota Dez”
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Data
2011-09-17Autor
Pantoja, Maria Aurinete da Silva
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O presente trabalho monográfico, de cunho qualitativo, embasado em um Estudo de Caso, foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a teoria e a prática do Projeto Escola Nota Dez, desenvolvido no Estado do Ceará. Apresenta inicialmente questões que giram em torno das leis que regem a educação, tendo como base referencial a Lei de Diretrizes e Base – LDB n. 9.394/1996, a Constituição Federal/1988 e o Plano Nacional de Educação -PNE/2001. Em seguida, o enfoque investigativo volta-se para o objeto de estudo nesta monografia, ou seja, o Projeto Escola Nota Dez, encampado no Estado do Ceará o qual insere as escolas participantes em duas categorias: as Escolas Nota Dez e as Escolas Apoiadas. Como, no município de Fortaleza/CE, não existem unidades educacionais destacadas como Escolas Nota Dez, o os processos metodológicos da investigação se dão a partir da analise de duas escolas Apoiadas, quando os gestores que a integram são ouvidos, na perspectiva de compreender como o projeto se desenvolve, quais as percepções dos sujeitos envolvidos e os resultados esperados. Após as investigações teóricas e diálogos efetivados com os sujeitos participantes desta pesquisa, pode-se concluir de que o Projeto em análise, instituído nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta resultados parciais satisfatórios e poderia ser ampliado para as demais séries.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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