dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Pantoja, Maria Aurinete da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T15:02:39Z | |
dc.date.available | 2018-06-04T15:02:39Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13290 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This monograph, the qualitative character, based on a case study was developed in order to know the theory and practice of the school project Escola Nota Dez, developed in the State of Ceará. Initially presents issues that revolve around the laws governing education, based on reference to the Law of Guidelines and Base - No LDB 9.394/1996, Federal/1988 the Constitution and the National Education Plan -PNE/2001. Then, the investigative focus turns to the object of study in this thesis, namely the school project Escola Nota Dez, embraced in the State of Ceará which inserts the participating schools into two categories: Schools and Dec Note Supported Schools. How, in Fortaleza / CE, there are no educational facilities as highlighted Note Ten Schools, the methodological processes of research are given from the analysis of two schools supported, when managers are part of the ear, from the perspective of understanding how the project develops, what the perceptions of individuals involved and the expected results. After the theoretical investigations and dialogues effected with the subjects in this study, it can be concluded that the project under review, established in the early grades of elementary school presents partial results satisfactory and could be extended to other series. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação pública | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Projeto Escola Nota Dez | por |
dc.subject | Public education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | School project Escola Nota Dez | eng |
dc.title | Ação do gestor escolar frente ao desenvolvimento do programa “Escola Nota Dez” | por |
dc.title.alternative | The school administrations role in developing the program Escola Nota Dez | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico, de cunho qualitativo, embasado em um Estudo de Caso, foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a teoria e a prática do Projeto Escola Nota Dez, desenvolvido no Estado do Ceará. Apresenta inicialmente questões que giram em torno das leis que regem a educação, tendo como base referencial a Lei de Diretrizes e Base – LDB n. 9.394/1996, a Constituição Federal/1988 e o Plano Nacional de Educação -PNE/2001. Em seguida, o enfoque investigativo volta-se para o objeto de estudo nesta monografia, ou seja, o Projeto Escola Nota Dez, encampado no Estado do Ceará o qual insere as escolas participantes em duas categorias: as Escolas Nota Dez e as Escolas Apoiadas. Como, no município de Fortaleza/CE, não existem unidades educacionais destacadas como Escolas Nota Dez, o os processos metodológicos da investigação se dão a partir da analise de duas escolas Apoiadas, quando os gestores que a integram são ouvidos, na perspectiva de compreender como o projeto se desenvolve, quais as percepções dos sujeitos envolvidos e os resultados esperados. Após as investigações teóricas e diálogos efetivados com os sujeitos participantes desta pesquisa, pode-se concluir de que o Projeto em análise, instituído nas séries iniciais do ensino fundamental apresenta resultados parciais satisfatórios e poderia ser ampliado para as demais séries. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |