A gestão educacional e as políticas públicas no ensino superior: uma análise no curso de Ciências Biológicas da UFSM
Resumo
Na presente monografia tive como foco a inserção da gestão educacional e das
políticas públicas no curso de formação inicial em Ciências Biológicas – Licenciatura, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual sou egressa. A partir do
pressuposto de que é de suma importância uma boa formação inicial aos futuros
professores, eu senti a necessidade de compreender como está ocorrendo a formação
docente em relação aos temas de gestão educacional e de políticas públicas no referido
curso? Na tentativa de responder a este questionamento, usei como base fontes
escritas (documentos legais do curso) analisadas a luz das questões de pesquisa, bem
como fontes orais, mediante a realização de entrevistas com docentes e discentes do
curso, além de professores formados pelo mesmo, que, hoje, atuam na Educação
Básica. Foram selecionados para análise seis normativas e sete entrevistas. A análise
destas fontes revela que, apenas, a adoção do termo gestão não é responsável por
mudanças na organização escolar. O necessário é a informação sobre o que é gestão e
políticas públicas, e uma sensibilização dos sujeitos para a participação. Para os
sujeitos, as disciplinas que proporam trabalhos práticos e/ou análise de documentos
escolares contribuíram muito na sua formação e para uma melhor atuação nas escolas.
Por fim, os entrevistados apontam que um dos problemas para se pensar a formação
inicial, conjuntamente, é a característica de setorização existente no Ensino Superior, e
que a falta de clareza dos termos ligados à gestão e às políticas públicas dificulta sua
implementação nos espaços educacionais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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