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dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorPedroso, Carla Vargas
dc.date.accessioned2018-06-05T11:03:43Z
dc.date.available2018-06-05T11:03:43Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13293
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn this monograph had focused on the inclusion of educational administration and public policy in the initial training course in Biological Sciences - BA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), of which I am egress. From the assumption it is paramount to a good training future teachers, I felt the need to understand how teacher training is occurring on the issues of educational administration and policy in that course? In an attempt to answer this question, used as the basis written sources (legal documents of course) analyzed the light of research questions, as well as oral sources, by conducting interviews with teachers and students of the course, and teachers trained by the same which, today, involved in basic education. Six were selected for analysis and normative seven interviews. The analysis of these sources reveals that only the adoption of the term management is not responsible for changes in school organization. What is needed is information on what management and public policy, and an awareness of the subjects for participation. For the subject, the disciplines that have proposed practical and / or analysis of school documents contributed much in their training and for a better performance in schools. Finally, respondents point out that one of the problems to think about the initial training together, is the characteristic of existing sectorization in Higher Education, and the lack of clarity of terms related to management and public policy hinders its implementation in educational spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInitial trainingeng
dc.subjectBiological scienceseng
dc.titleA gestão educacional e as políticas públicas no ensino superior: uma análise no curso de Ciências Biológicas da UFSMpor
dc.title.alternativeManagement education and public policy in higher education: an analysis of Biological Sciences course of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNa presente monografia tive como foco a inserção da gestão educacional e das políticas públicas no curso de formação inicial em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual sou egressa. A partir do pressuposto de que é de suma importância uma boa formação inicial aos futuros professores, eu senti a necessidade de compreender como está ocorrendo a formação docente em relação aos temas de gestão educacional e de políticas públicas no referido curso? Na tentativa de responder a este questionamento, usei como base fontes escritas (documentos legais do curso) analisadas a luz das questões de pesquisa, bem como fontes orais, mediante a realização de entrevistas com docentes e discentes do curso, além de professores formados pelo mesmo, que, hoje, atuam na Educação Básica. Foram selecionados para análise seis normativas e sete entrevistas. A análise destas fontes revela que, apenas, a adoção do termo gestão não é responsável por mudanças na organização escolar. O necessário é a informação sobre o que é gestão e políticas públicas, e uma sensibilização dos sujeitos para a participação. Para os sujeitos, as disciplinas que proporam trabalhos práticos e/ou análise de documentos escolares contribuíram muito na sua formação e para uma melhor atuação nas escolas. Por fim, os entrevistados apontam que um dos problemas para se pensar a formação inicial, conjuntamente, é a característica de setorização existente no Ensino Superior, e que a falta de clareza dos termos ligados à gestão e às políticas públicas dificulta sua implementação nos espaços educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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