dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Pedroso, Carla Vargas | |
dc.date.accessioned | 2018-06-05T11:03:43Z | |
dc.date.available | 2018-06-05T11:03:43Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13293 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In this monograph had focused on the inclusion of educational administration and public
policy in the initial training course in Biological Sciences - BA, Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), of which I am egress. From the assumption it is paramount to a
good training future teachers, I felt the need to understand how teacher training is
occurring on the issues of educational administration and policy in that course? In an
attempt to answer this question, used as the basis written sources (legal documents of
course) analyzed the light of research questions, as well as oral sources, by conducting
interviews with teachers and students of the course, and teachers trained by the same
which, today, involved in basic education. Six were selected for analysis and normative
seven interviews. The analysis of these sources reveals that only the adoption of the
term management is not responsible for changes in school organization. What is needed
is information on what management and public policy, and an awareness of the subjects
for participation. For the subject, the disciplines that have proposed practical and / or
analysis of school documents contributed much in their training and for a better
performance in schools. Finally, respondents point out that one of the problems to think
about the initial training together, is the characteristic of existing sectorization in Higher
Education, and the lack of clarity of terms related to management and public policy
hinders its implementation in educational spaces. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Initial training | eng |
dc.subject | Biological sciences | eng |
dc.title | A gestão educacional e as políticas públicas no ensino superior: uma análise no curso de Ciências Biológicas da UFSM | por |
dc.title.alternative | Management education and public policy in higher education: an analysis of Biological Sciences course of UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Na presente monografia tive como foco a inserção da gestão educacional e das
políticas públicas no curso de formação inicial em Ciências Biológicas – Licenciatura, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual sou egressa. A partir do
pressuposto de que é de suma importância uma boa formação inicial aos futuros
professores, eu senti a necessidade de compreender como está ocorrendo a formação
docente em relação aos temas de gestão educacional e de políticas públicas no referido
curso? Na tentativa de responder a este questionamento, usei como base fontes
escritas (documentos legais do curso) analisadas a luz das questões de pesquisa, bem
como fontes orais, mediante a realização de entrevistas com docentes e discentes do
curso, além de professores formados pelo mesmo, que, hoje, atuam na Educação
Básica. Foram selecionados para análise seis normativas e sete entrevistas. A análise
destas fontes revela que, apenas, a adoção do termo gestão não é responsável por
mudanças na organização escolar. O necessário é a informação sobre o que é gestão e
políticas públicas, e uma sensibilização dos sujeitos para a participação. Para os
sujeitos, as disciplinas que proporam trabalhos práticos e/ou análise de documentos
escolares contribuíram muito na sua formação e para uma melhor atuação nas escolas.
Por fim, os entrevistados apontam que um dos problemas para se pensar a formação
inicial, conjuntamente, é a característica de setorização existente no Ensino Superior, e
que a falta de clareza dos termos ligados à gestão e às políticas públicas dificulta sua
implementação nos espaços educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |