Acessibilidade: uma possibilidade para incluir
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Data
2011-09-16Autor
Pedroso, Lindice Martins da Rocha
Metadata
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Este trabalho constata a progressão das políticas afirmativas, procurando mostrar as ações desenvolvidas no ambiente escolar, de forma a estabelecer possibilidades de formação e ampliação dos direitos referentes à inclusão, para que todos os indivíduos se desenvolvam com plenitude e que a instituição efetive a garantia dos direitos amparados por Lei. A sociedade contemporânea marcada pela diversidade promove a interação das diferenças percebendo-as como complementares. Tais características influenciam nas concepções sobre educação e nas relações pedagógicas, favorecendo a compreensão de novas formas de cidadania. Recordo as várias declarações das Nações Unidas que culminaram no documento das Nações Uniformes sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência, no qual, os Estados são solicitados a garantir que a educação de Pessoas com Deficiência seja parte integrante do sistema educacional. Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que possibilitem que todos atinjam seu potencial máximo de desenvolvimento. Faço um breve histórico, relatando a exclusão social das Pessoas com NEE apontando mudanças necessárias para favorecer o atendimento educacional a todas elas, sobretudo àquelas que apresentam NEE. Cabe, portanto, ressaltar a suma significância da luta pela inserção de Pessoas com NEE no ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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