dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Pedroso, Lindice Martins da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2018-06-05T11:54:34Z | |
dc.date.available | 2018-06-05T11:54:34Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13294 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper notes the progress of affirmative action policies, trying to show the actions developed in the school environment, in order to establish training facilities and expansion of the rights to inclusion for all individuals to fully develop and that the institution takes effective guarantee of the rights protected by law contemporary society marked by diversity promotes the interaction of differences perceiving them as complementary. These characteristics influence the views on education and pedagogical relationships, favoring the understanding of new forms of citizenship. I remember the various United Nations declarations culminating in the document of the United Rules on the Equalization of Opportunities for Persons with Disabilities, in which states are required to ensure that the education of persons with disabilities is an integral part of the educational system. Educational systems must be designed and implemented programs in order to enable everyone to reach their full potential for development. I do a brief history, describing the social exclusion of people with SEN pointing changes necessary to promote the educational service to all of them, especially those with SEN. It is, therefore, emphasize the significance of the short struggle for inclusion of people with SEN in teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Igualdade | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Equality | eng |
dc.title | Acessibilidade: uma possibilidade para incluir | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho constata a progressão das políticas afirmativas, procurando mostrar as ações desenvolvidas no ambiente escolar, de forma a estabelecer possibilidades de formação e ampliação dos direitos referentes à inclusão, para que todos os indivíduos se desenvolvam com plenitude e que a instituição efetive a garantia dos direitos amparados por Lei. A sociedade contemporânea marcada pela diversidade promove a interação das diferenças percebendo-as como complementares. Tais características influenciam nas concepções sobre educação e nas relações pedagógicas, favorecendo a compreensão de novas formas de cidadania. Recordo as várias declarações das Nações Unidas que culminaram no documento das Nações Uniformes sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência, no qual, os Estados são solicitados a garantir que a educação de Pessoas com Deficiência seja parte integrante do sistema educacional. Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que possibilitem que todos atinjam seu potencial máximo de desenvolvimento. Faço um breve histórico, relatando a exclusão social das Pessoas com NEE apontando mudanças necessárias para favorecer o atendimento educacional a todas elas, sobretudo àquelas que apresentam NEE. Cabe, portanto, ressaltar a suma significância da luta pela inserção de Pessoas com NEE no ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |