O mundo estará assistindo: Paris Filmes e os fãs de Jogos Vorazes no Twitter
Resumo
O sucesso de um filme adaptado de uma obra literária depende, em algum nível, da quantidade de fãs existentes da obra e de seu entusiasmo em relação à divulgação e ao resultado final do produto cinematográfico. Os desejos destes fãs em uma adaptação, bem como suas impressões, emoções e anseios são muito bem expressos através do Twitter, rede social online propícia ao diálogo e ao livre compartilhamento de ideias. Esta pesquisa busca compreender qual é a relação entre a atividade dos fãs da saga Jogos Vorazes e o processo de divulgação via Twitter da distribuidora cinematográfica Paris Filmes. Tomando como inspiração a Teoria Fundamentada conforme proposta por Amaral, Fragoso e Recuero, foi realizada a coleta de tweets de quatro perfis envolvidos na divulgação e no aguardo da estreia do último filme da saga, Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, durante o mês de julho de 2015. Os tweets foram codificados ao longo de três etapas que geraram diferentes interpretações dos mesmos dados, permitindo que fossem identificadas as particularidades da comunicação via Twitter entre a Paris Filmes e os fãs. Observou-se que a distribuidora constrói um relacionamento informal e espontâneo com os seus seguidores, aproveitando-se deste contato para promover o engajamento emocional dos fãs e gerar um envolvimento expressivo em torno do material de divulgação da saga Jogos Vorazes. Apenas uma linha tênue diferencia os eixos emocional e profissional das publicações da empresa, e atribui-se a esta postura flexível um dos motivos do sucesso dos filmes da saga no Brasil.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: