Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorPautz, Andréia Cristina Arnold
dc.date.accessioned2018-06-11T14:41:02Z
dc.date.available2018-06-11T14:41:02Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13349
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciencias Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work aimed at studying the building of environmental conscience along with the students of Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor in Pabambi – RS. Targeting students of the beginning and final grades of the elementary education. Taking the environmental education into account as a motivation for the construction an environmental consciousness, it was tried to find out how the school stands in relation to the environmental issues, seeking to analyze proposals for this work. Besides, it was tried to observe how students position themselves regarding environmental issues, especially considering the attitudes related to the productions of garbage. Finally seeking the awakening for an environmental awareness with students of the 4th grade of elementary education, using activities that led to the analysis of attitudes related to the environment. National Curriculum Guidelines were used in relation to the cross-cutting theme: the environment, as methodological support for the development of the research. The method used was participant research, focusing on the pursuit of an analysis of the commitment each individual has with the environment. It was found that there are proposals and actions developed by the school aiming at strengthening the construction of an environmental conscience. It was also seen that the students have knowledge of the importance of preserving the environment that surrounds them, however, this knowledge is not put into practice with actions that show environmental responsibility, showing that it is necessary to awaken to the environmental preservation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectNational curriculum guidelineseng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleEducação ambiental: uma percepção crítica sobre resíduos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Panambi/RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education: a critical perception about residues at Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Panambi – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia objetivou o estudo da construção da consciência ambiental junto aos educandos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor em Panambi – RS tendo como público alvo os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Levando-se em consideração a educação ambiental como motivadora para a construção de uma consciência ambiental buscou-se verificar de que maneira a referida escola se posiciona frente à temática ambiental, procurando analisar as propostas para este trabalho. Além disso, procurou-se observar como os educandos se posicionam frente à temática ambiental, considerando especialmente as atitudes relacionadas à produção de resíduos. Em último momento buscou-se o despertar para uma consciência ambiental com alunos do Quarto Ano do Ensino Fundamental, através de atividades que conduzam à reflexão sobre suas atitudes para com o meio ambiente. Utilizou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais, relativo ao tema transversal Meio Ambiente como suporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa participante, centrando-se na busca da reflexão sobre o compromisso que cada indivíduo tem para com o meio ambiente. Constatou-se que existem propostas e ações desenvolvidas pela escola no sentido de potencializar a construção de uma consciência ambiental. Observou-se ainda que os educandos possuem conhecimento sobre a importância de se preservar o meio ambiente que os circunda, entretanto, esse conhecimento não é colocado em prática através de ações que demonstrem responsabilidade ambiental, revelando que ainda há que se despertar para a preservação ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto