dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Pautz, Andréia Cristina Arnold | |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T14:41:02Z | |
dc.date.available | 2018-06-11T14:41:02Z | |
dc.date.issued | 2011-12-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13349 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciencias Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work aimed at studying the building of environmental conscience along with the students
of Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor in Pabambi – RS. Targeting students
of the beginning and final grades of the elementary education. Taking the environmental
education into account as a motivation for the construction an environmental consciousness, it
was tried to find out how the school stands in relation to the environmental issues, seeking to
analyze proposals for this work. Besides, it was tried to observe how students position
themselves regarding environmental issues, especially considering the attitudes related to the
productions of garbage. Finally seeking the awakening for an environmental awareness with
students of the 4th grade of elementary education, using activities that led to the analysis of
attitudes related to the environment. National Curriculum Guidelines were used in relation to
the cross-cutting theme: the environment, as methodological support for the development of
the research. The method used was participant research, focusing on the pursuit of an analysis
of the commitment each individual has with the environment. It was found that there are
proposals and actions developed by the school aiming at strengthening the construction of an
environmental conscience. It was also seen that the students have knowledge of the
importance of preserving the environment that surrounds them, however, this knowledge is
not put into practice with actions that show environmental responsibility, showing that it is
necessary to awaken to the environmental preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | National curriculum guidelines | eng |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.title | Educação ambiental: uma percepção crítica sobre resíduos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Panambi/RS | por |
dc.title.alternative | Environmental education: a critical perception about residues at Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Panambi – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia objetivou o estudo da construção da consciência ambiental junto aos
educandos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor em Panambi – RS tendo
como público alvo os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Levando-se
em consideração a educação ambiental como motivadora para a construção de uma
consciência ambiental buscou-se verificar de que maneira a referida escola se posiciona frente
à temática ambiental, procurando analisar as propostas para este trabalho. Além disso,
procurou-se observar como os educandos se posicionam frente à temática ambiental,
considerando especialmente as atitudes relacionadas à produção de resíduos. Em último
momento buscou-se o despertar para uma consciência ambiental com alunos do Quarto Ano
do Ensino Fundamental, através de atividades que conduzam à reflexão sobre suas atitudes
para com o meio ambiente. Utilizou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais, relativo ao
tema transversal Meio Ambiente como suporte metodológico para o desenvolvimento da
pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa participante, centrando-se na busca da reflexão
sobre o compromisso que cada indivíduo tem para com o meio ambiente. Constatou-se que
existem propostas e ações desenvolvidas pela escola no sentido de potencializar a construção
de uma consciência ambiental. Observou-se ainda que os educandos possuem conhecimento
sobre a importância de se preservar o meio ambiente que os circunda, entretanto, esse
conhecimento não é colocado em prática através de ações que demonstrem responsabilidade
ambiental, revelando que ainda há que se despertar para a preservação ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |