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dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorPergher, Liane Maria Brustolin
dc.date.accessioned2018-06-12T12:26:11Z
dc.date.available2018-06-12T12:26:11Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13361
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the organization of school management from the implementation of the constitutional principle of democratic management in education. This is a study of literature and qualitative data collection with directors of five public schools; reading and understanding of different contexts of public schools, endorsing assumptions historically constructed by the students' representative bodies. This happens in the pursuit of implementation of the new form of management, with new paradigms dictated from the federal constitution of 1988, which brought innovation in education, incorporating the democratic management of public schools, transcending the vertical and authoritarian practices. This principle is also documented in the Law of Guidelines and Bases of Education 9394/96, which regulates the new management model implemented towards the construction of participative management and collective in search of autonomy. From the relationship between social context and the implementation of democratic management in education, we realize that changes were being made and with the intuited the search for an improvement in the quality of Brazilian education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleA gestão escolar democrática no ensino público: um estudo de caso na rede estadual de Santa Cruz do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a organização da gestão escolar a partir da implantação do principio constitucional da gestão democrática na educação. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e qualitativa com coleta de dados junto à diretores de cinco escolas públicas; leitura e compreensão de diferentes contextos da escola pública, referendando pressupostos construídos historicamente pelas entidades representativas dos educandos. Isso se dá na busca da implantação da nova forma de gestão, com novos paradigmas ditados a partir da constituição federal de 1988, que trouxe inovação na área da educação, incorporando a gestão democrática nas escolas públicas, transcendendo as práticas autoritárias e verticalizadas. Este princípio é também documentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, que regulamenta o novo modelo de gestão implantado rumo à construção da gestão participativa e colegiada na busca da autonomia. A partir da relação entre o contexto social e a implantação da gestão democrática na educação, pudemos perceber que mudanças foram e estão sendo feitas com o intuído da busca de uma melhoria na qualidade da educação brasileira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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