Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
Resumen
Este trabalho de monografia toma como ponto de partida que as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem influenciam no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e por isso tem por objetivo elucidar, através de referências bibliográficas, o que é a Discalculia e sua relação com o desempenho escolar dos alunos. Para tal, faz-se necessário percorrer um caminho que passa pela diferenciação dos termos Dificuldades Escolares, Dificuldades de Aprendizagem, Transtornos de Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem, tomando como base a origem destes problemas e os profissionais habilitados em cada contexto. Passando posteriormente pelas habilidades acadêmicas comprometidas nos alunos com Discalculia e qual a posição do professor em relação a isso. Outras questões discutidas ao longo do texto relacionam-se à formação dos professores, leis e diretrizes para a educação especial e as potencialidades da tecnologia tanto no que se refere à identificação dos alunos com Dificuldades, como no trabalho alternativo enquanto intervenção em sala de aula. As conclusões dessa pesquisa apontam para a necessidade de se discutir esse tema dentro das escolas, bem como nos cursos de formação de professores, uma vez que estes são os primeiros profissionais a terem contato com a aprendizagem dos alunos. Além disso, é fato que é preciso rever as leis que embasam professor, aluno e escola diante dos Distúrbios de Aprendizagem, mas principalmente, aprimorar as pesquisas relacionadas às opções de trabalho pedagógico para os professores em relação aos alunos com Discalculia.
Colecciones
- Educação Matemática [27]
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