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dc.contributor.advisorTybusch, Jerônimo Siqueira
dc.creatorPrates, Thiago Torbes
dc.date.accessioned2018-06-12T13:26:11Z
dc.date.available2018-06-12T13:26:11Z
dc.date.issued2012-11-24
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13364
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centrode Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article is the result of a survey about the limits and possibilities of computer access and the development of technological fluency in students from state schools in urban and rural basic education. The purpose of the research, characterized as descriptive, the case study was to determine whether, indeed, the provision of one computer per student is actually possible and even if this initiative is fully feasible from the point of view of supply of all demands required to implement it. We searched two public schools, one urban and one rural municipality of Santana do Livramento- RS. The questionnaire was the survey instrument used to collect data and they indicate that schools are struggling to explore potential of computers because the available infrastructure is still insufficient.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFerramentaspor
dc.subjectProvíncia de São Pedropor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectComputereng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectToolseng
dc.subjectProvince of St. Petereng
dc.titleUm computador por aluno: utopia ou realidade?por
dc.title.alternativeOne computer per student: utopia or reality?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo é resultado de um levantamento sobre os limites e possibilidades do acesso ao computador e desenvolvimento da fluência tecnológica em alunos de escolas estaduais de Educação Básica urbanas e rurais. O objetivo da pesquisa, caracterizada como descritiva, do tipo estudo de caso, foi verificar se, efetivamente, a disponibilização de um computador por aluno é realmente possível e, ainda, se tal iniciativa é viável a fim de suprir todas as demandas necessárias a sua execução. Foram pesquisadas duas escolas públicas estaduais, uma urbana e outra rural, do município de Santana do Livramento- RS. O questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado para coleta dos dados e os mesmos indicam que as escolas estão tendo dificuldades para explorar o potencial dos computadores, pois a infraestrutura disponível ainda é insuficiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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