Show simple item record

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorPortella, Zeni Marilise Schmidtt
dc.date.accessioned2018-06-12T13:52:32Z
dc.date.available2018-06-12T13:52:32Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13365
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present paper aims at demonstrating the importance of the teacher being the author of learning objects as well as analyzing its possible contributions to the process of teaching and learning. Facing the characteristics of this study, the qualitative approach has been chosen as the method of research. The strategy adopted was a case study by means of the elaboration and application of a WebQuest for students of the seventh year of elementary school involving the concept of Negative Numbers. As a tool for data gathering a semi-structured questionnaire consisting of both open and closed questions, which enable the analysis of the level of interest from the students along with the comprehension of the concepts approached in the WebQuest. Through the data collected, it was possible to observe some advantages and didactic-pedagogical possibilities of using a Learning Object, as well as the importance of the involvement of the teacher in the elaboration of such digital materials.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectNúmeros negativospor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectTeacher authoreng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectNegative numberseng
dc.subjectLearning objectseng
dc.titleObjetos de aprendizagem: autoria e ensino da matemática no 7º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeLearning objects: teacher author and mathtematics teaching in the seventh year of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo demonstrar a importância da autoria de objetos de aprendizagem pelo próprio professor e analisar as possíveis contribuições da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Diante das características deste estudo foi escolhido a abordagem qualitativa como método de pesquisa. A estratégia adotada é um estudo de caso através da elaboração e aplicação de uma WebQuest para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental envolvendo o conceito de Números Negativos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto de questões abertas e fechadas que visa analisar o nível de interesse dos alunos e a compreensão dos conceitos abordados na WebQuest. Com os dados coletados através desta investigação foi possível observar algumas vantagens e as possibilidades didático pedagógicas ao utilizar um objeto de aprendizagem, bem como a importância do envolvimento do professor na elaboração desses matérias didáticos digitais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.