dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Perobelli, Mariza | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T12:22:24Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T12:22:24Z | |
dc.date.issued | 2011-03-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13378 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Computer and Internet access are every day more available in the society and it is impossible to not use those technologies in education neither to educators to be unaware to this reality. Schools need to be open to new changes and teachers should be able to innovate, implementing pedagogical actions in order to use technologies as rich educational tools in this context. Based on this, in this article, we discuss the use of computer and Internet mediation into the teaching practice and we report three school experiences using technologies in the writing process of Portuguese language teaching in school. As a result, we hope that the integration of technologies into the processes of teaching and learning can be potentialized as well as the importance of teacher‟s role in these processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídia informática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Media computing | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Text production | eng |
dc.title | Produção textual mediada pela mídia informática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O computador e à Internet estão mais acessíveis a cada dia na sociedade e não há mais como deixar de utilizar esses recursos tecnológicos na educação e nem como educadores permanecerem alheios a essa realidade. A escola precisa estar aberta a essas mudanças e os professores estarem dispostos a inovar, implementando ações pedagógicas voltadas para o uso da informática como instrumento capaz de proporcionar um ambiente rico de aprendizagem. Em vista disso, neste artigo refletimos sobre a mediação do computador e da Internet na prática docente e relatamos três experiências escolares mediadas pela informática que envolveram a produção textual na disciplina de Língua Portuguesa. Com isso, esperamos potencializar integração da informática nos processos de ensino e aprendizagem escolar, bem como chamar a atenção para a importância do papel do professor nesses processos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |